Um revolucionário carro de corrida elétrico da Fórmula E, o GENBETA, quebrou o recorde mundial de velocidade terrestre indoor em mais de 50 km/h, atingindo uma velocidade máxima de mais de 218 km/h dentro de um centro de convenções na última terça-feira (25) em Londres.
O recorde oficial do GUINNESS WORLD RECORDS foi conquistado pelo piloto Jake Hughes da NEOM McLaren Formula E Team, que competiu contra um dos rivais no Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, o piloto brasileiro da equipe Mahindra Racing, Lucas di Grassi, para estabelecer o recorde mundial de velocidade mais rápida alcançada por um veículo dentro de um ambiente fechado (indoor).
A dupla se enfrentou no formato 'Duels', o qual a Fórmula E utiliza nos treinos classificatórios para as corridas. Os dois pilotos disputaram para ver quem conseguia a velocidade mais rápida dentro do ExCel London, em um trecho de 346 metros de reta, usando o mesmo carro GENBETA.
Nenhum dos pilotos jamais havia pilotado o GENBETA antes, mas ambos bateram o recorde mundial anterior de 165,2 km/h estabelecido em fevereiro de 2021 em todos os três treinos antes de suas tentativas oficiais de recorde mundial.
CONFIRA O VÍDEO SOBRE O NOVO RECORDE MUNDIAL OBTIDO POR JAKE HUGHES PILOTANDO O GENBETA NO LINK: https://youtu.be/_izXCrL7h9g
O britânico Jake Hughes foi o primeiro a fazer três treinos, tornando-se instantaneamente o recordista mundial não oficial com sua primeira corrida de 214,80 km/h. Ele então empurrou esse recorde mundial não oficial ainda mais em suas duas tentativas seguintes, com velocidades registradas de 215,05 km/h e 217,65 km/h.
Hughes, em sua primeira temporada de corridas na Fórmula E, partiu para sua quarta tentativa oficial. Ele alcançou uma velocidade máxima de 218,71 km/h, conquistando o recorde mundial antes de Lucas di Grassi realizar suas tentativas.
O brasileiro começou forte com uma primeira tentativa de 216,87 km/h, mais rápido que o treino inicial de Hughes, e parecia estar a caminho de arrebatar o recorde mundial de seu rival no campeonato quando registrou 217,92 km/h em sua segunda tentativa. Na terceira e última chance, o piloto brasileiro atingiu 218,18 km/h, ficando próximo do recorde mundial oficial de Hughes.
Infelizmente, não deu para o ex-campeão da Fórmula E que venceu a primeira corrida da história da categoria em Pequim em 2014 e é o piloto de maior sucesso na história do campeonato. Na sua quarta tentativa oficial alcançou uma velocidade máxima de 217,65 km/h, o que significa que Hughes venceu este duelo único e foi oficialmente declarado detentor do título do GUINNESS WORLD RECORDS como piloto do veículo indoor mais rápido de todos os tempos.
O carro GENBETA pilotado por ambos os pilotos para estabelecer o novo recorde mundial apresentou uma série de modificações para efetivamente "desbloquear" as especificações do carro de corrida GEN3. Apresentado nesta temporada na Fórmula E, o GEN3 é o monoposto elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído. Com uma velocidade máxima de mais de 322 km/h, o GEN3 é usado por 11 equipes e 22 pilotos no Campeonato Mundial ABB FIA Formula E.
As modificações no GEN3 como parte do projeto GENBETA incluem:
Além das inovações tecnológicas no carro GENBETA, o Google Cloud forneceu inteligência artificial (IA) generativa para análise das corridas dos pilotos. Usando sua plataforma líder, Vertex AI, Hughes e Di Grassi foram capazes de interpretar dados de telemetria em tempo real para gerar recomendações de velocidade, potência e aderência. Isso deu a eles a capacidade de interagir e conversar com uma interface para ajudar a ajustar sua abordagem nas três tentativas.
Especialistas da McKinsey & Company, liderados por seu braço de IA, QuantumBlack, criaram componentes de dados e análises para criar a interface do driver que analisava e consultava dados em tempo real por meio de IA generativa para as tentativas de recorde.
Um juiz do Guinness World Records monitorou as tentativas, para garantir que os pilotos atendessem a critérios rígidos. Para estabelecer o recorde oficial de velocidade em ambiente fechado, o carro GENBETA teve que partir de uma largada estática e parar completamente dentro de uma estrutura de ExCel London.
Os pilotos começaram parados dentro da arena de eventos ExCeL London e fizeram uma curva de 130 graus a cerca de 40 km/h antes de acelerar rapidamente ao longo da reta de 346m da pista de corrida.
A reta interna faz parte da pista de 2,090 metros, única no automobilismo mundial por se estender dentro e fora da arena de eventos ExCeL London, a qual possui 100.000 m2 na área de Docklands, no leste de Londres, que sediará as duas últimas corridas do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E Mundial neste fim de semana.
A velocidade foi medida por um sofisticado sistema de radares de velocidade em um ponto fixo apenas cinco metros antes dos pilotos entrarem na zona de frenagem - o comprimento da pista necessário para parar completamente e permanecer dentro do ambiente fechado.
O recorde mundial foi estabelecido na noite de terça-feira, 25 de julho, após a conclusão das obras para instalar a pista e as arquibancadas do local naquele dia.
O ex-homem mais forte do mundo, Eddie Hall, que quebrou vários recordes mundiais de levantamento de peso, fez parte da equipe de suporte aos pilotos, compartilhando suas percepções pessoais e conselhos sobre a preparação mental para uma tentativa de quebra de recorde mundial.
O recordista mundial Jake Hughes, piloto da equipe NEOM McLaren Formula E, disse:
“Pilotar o carro GENBETA e estabelecer o título do GUINNESS WORLD RECORDS para a velocidade mais rápida alcançada por um veículo dentro de um ambiente fechado foi uma experiência realmente especial. Sinto-me muito honrado por ter sido convidado e fazer parte de um projeto tão empolgante. Jamais imaginei que teria a oportunidade de tentar algo deste tipo, especialmente em um carro de Fórmula E. Não sabia o quanto queria esse recorde até ver Lucas [Di Grassi] tentando quebrá-lo depois de mim. Quando fui anunciado como o recordista, senti um enorme orgulho.”
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, disse:
“Meus parabéns ao Jake e ao Lucas por competirem para quebrar um recorde mundial e mostrar o incrível potencial dos veículos elétricos. Todos os envolvidos no projeto GENBETA são movidos pelo mesmo objetivo de inovação e desenvolvimento pioneiros em tecnologia EV, e focados em levar essa tecnologia revolucionária para os carros que dirigimos nas ruas da cidade e criar um futuro elétrico mais limpo”.
Alessandra Ciliberti, gerente técnica da Fórmula E, FIA, disse:
“O GENBETA foi pioneiro no uso da tração nas quatro rodas em um carro de corrida monoposto para aceleração e regeneração de frenagem. Isso foi conseguido ativando o kit do trem de força dianteiro para obter maior tração durante a aceleração. O GENBETA mostrou o que será possível para as corridas de Fórmula E em um futuro próximo”.
O PROJETO GENBETA EXPLICADO:
GENBETA é uma plataforma de inovação para corridas de alto desempenho e tecnologias automotivas. Criado como uma parceria entre a Fórmula E, o órgão regulador do automobilismo da FIA e os parceiros do campeonato SABIC e Hankook, os projetos GENBETA exploram novos materiais e tecnologias em três áreas de foco para o futuro desenvolvimento de carros elétricos e de estrada: desempenho, eficiência e sustentabilidade.
O objetivo do GENBETA é incentivar a transferência de tecnologia de corrida para a estrada, acelerando a mudança na mobilidade elétrica sustentável e eficiente. Os aprendizados do projeto em áreas como aerodinâmica e aderência dos pneus serão levados adiante para apoiar o desenvolvimento dos futuros carros de corrida da Fórmula E e dos carros dirigidos pelos consumidores nas ruas.
AS MODIFICAÇÕES DO CARRO GENBETA EXPLICADAS:
O carro de corrida GEN3 desenvolvido pela Fórmula E e pela FIA e usado por todas as 11 equipes no Campoenato Mundial ABB FIA Formula E é o monoposto tptalmente elétrico mais rápido, mais leve, mais poderoso e eficiente que compete em campeonatos mundiais da FIA.
Como parte do projeto GENBETA, várias modificações técnicas e materiais foram feitas no GEN3 para criar o carro GENBETA para tentar o recorde mundial.
As placas da asa dianteira: esses componentes, montados nas extremidades externas da asa dianteira do veículo, são essenciais para redirecionar o fluxo de ar ao redor das rodas dianteiras para ajudar a reduzir o arrasto, ao mesmo tempo em que contribuem para a força descendente e a estabilidade do carro. As placas terminais da asa dianteira do GENBETA foram produzidas por manufatura aditiva ou processo de impressão 3D conhecido como modelagem por deposição fundida. O material termoplástico SABIC empregado possibilita a construção de placas terminais com alta rigidez e resistência combinadas com baixo peso. A impressão 3D das peças também contribui para menos desperdício de material, uso de energia e emissões.
As aletas das rodas: esses componentes, montados nos aros das rodas em um padrão radial semelhante a um raio, destinam-se a ajudar a otimizar o fluxo de ar e reduzir o arrasto aerodinâmico para maior aceleração e desempenho de velocidade. Como um benefício adicional, as aletas podem aumentar a eficiência geral do carro e ajudar no resfriamento dos freios para melhorar o poder de frenagem. As aletas são fabricadas por meio de moldagem por injeção com um termoplástico reciclado mecanicamente da SABIC.
O defletor de vento: Esta parte transparente é anexada à frente do cockpit à frente do piloto para suportar a otimização do fluxo de ar e para diminuir o arrasto, contribuindo para melhorar o desempenho da velocidade. O defletor é um produto de folha termoplástica, que é fabricado por meio de um processo de extrusão usando um termoplástico renovável certificado de baixo carbono da SABIC.
ACESSO AS MÍDIAS DA QUEBRA DO RECORDE MUNDIAL PELO GENBETA:
WeTransfer (12.19GB – best to download the VNR)
Still images gallery:
https://fiaformulae.egnyte.com/fl/qsXHsiwkW4
Password: MYNxcg7Q
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >
Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.www.FIAFormulaE.com
Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Sobre a SABIC
A SABIC é uma empresa global diversificada de produtos químicos, com sede em Riyadh, Arábia Saudita. Ela fabrica em escala global nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico, fabricando diferentes tipos de produtos: produtos químicos, commodities e plásticos de alto desempenho, agronutrientes e metais.
A SABIC oferece suporte a seus clientes identificando e desenvolvendo oportunidades em aplicações-chave de uso final, como construção, dispositivos médicos, embalagens, agronutrientes, eletricidade e eletrônica, transporte e energia limpa.
Sobre a Hankook Tire & Technology Co., Ltd.
Com busca incomparável de inovação e excelência tecnológica em seu núcleo, a Hankook Tire & Technology continua a investir ativamente na expansão de suas capacidades principais para fornecer a máxima satisfação aos consumidores. Atualmente operando em mais de 160 países, a Hankook possui oito instalações de produção e cinco centros de P&D ao redor do mundo, com mais de 20.000 profissionais altamente dedicados. A Hankook Tire produz pneus radiais de alto desempenho e qualidade excepcional para carros de passeio, 4x4, SUVs, caminhonetes, trailers, caminhões, ônibus e veículos esportivos.
A Hankook Tire & Technology participa ativamente de iniciativas globais de sustentabilidade e está empenhada em tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Seus esforços foram reconhecidos nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones todos os anos desde 2011 (DJSI Korea 2011-2015, DJSI World desde 2016) e receberam a mais alta Classificação de Sustentabilidade Empresarial EcoVadis nos últimos três anos, começando em 2019.
Desde a 9ª Temporada (Gen3), a Hankook Tire é o parceira técnica oficial e fornecedor de pneus do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E.
Você pode encontrar mais informações em www.hankook-motorsport-media.com e www.hankook-motorsports.com
Sobre o Google Cloud:
O Google Cloud acelera a capacidade de todas as organizações de transformar digitalmente seus negócios e setores. Oferecemos soluções de nível empresarial que aproveitam a tecnologia de ponta do Google e ferramentas que ajudam os desenvolvedores a criar de forma mais sustentável. Clientes em mais de 200 países e territórios usam o Google Cloud como seu parceiro de confiança para permitir o crescimento e resolver seus problemas de negócios mais críticos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:
Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez
katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net
+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579
Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi
Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto
Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)
E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi