Em referência à contagem regressiva de um ano para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a CBVela - Confederação Brasileira de Vela fará um concurso cultural para os fãs dos esporte terem a oportunidade de navegar ao lado do bicampeão olímpico e um dos maiores atletas da história da modalidade, Torben Grael.
Para concorrer a experiência a bordo ao lado do velejador na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), palco das regatas olímpicas de 2016, basta a pessoa se cadastrar no site https://cbvela.rds.land/velejada-olimpica, respondendo a pergunta 'O que você faria para velejar com o Torben Grael?'. As melhores respostas ganharão alguns prêmios da CBVela, como, a velejada com o bicampeão olímpico.
O Brasil soma ao todo 19 medalhas olímpicas na vela. Nas duas últimas edições, na Rio 2016 e Tóquio 2020, a dupla Martine Grael e Kahena Kunze faturou o ouro na classe 49er FX.
"Essa é uma ação que segue nossa missão de difundir a vela no âmbito nacional. Estamos abrindo as portas para que qualquer pessoa possa vivenciar a incrível experiência de velejar ao lado de um campeão mundial e olímpico''.
''Em qual outra modalidade esportiva é possível praticá-la tendo a oportunidade única de compartilhar momentos com um verdadeiro ícone do esporte, alguém que alcançou o topo do mundo e conquistou medalhas olímpicas?", questionou Luiz Guilherme Monteiro Pereira, head de marketing da CBVela.
O concurso cultural terá início nesta quarta-feira (26), quando será celebrada a data de um ano para os Jogos Olímpicos de Paris. A CBVela está em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta ação.
Sobre Torben Grael
Torben Grael seguiu a paixão da família pela vela e se tornou um dos maiores nomes do esporte olímpico brasileiro. O velejador participou de seis edições dos Jogos Olímpicos, tendo conquistado cinco medalhas.
Competindo na classe Soling, ao lado de Daniel Adler e Ronaldo Senff, Torben conquistou a prata, resultado abriu as portas para a sua caminhada olímpica. Nos Jogos seguintes, na Star, foi bronze ao lado de Nelson Falcão.
Ao lado Marcelo Ferreira obteve as medalhas de ouro em Atlanta 1996 e Atenas 2004. Sua experiência não se restringe à vela olímpica, tendo brilhado também na vela oceânica e nas famosas match races. Foi campeão da The Ocean Race 2008/09 e disputou a America's cup como defender.
Com a família, gerencia um dos principais projetos sociais do país, o Projeto Grael, destinado a estudantes da rede pública que estão em busca de uma formação adequada na área náutica.
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)