Capa

Equipe Brasileira de Vela termina Evento-Teste com medalha e atletas próximos às finais

16.07.2023  |    897 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Evento-teste em Marselha, na França, terminou neste domingo (16) com a prata de Martine Grael e Kahena Kunze na 49erFX

A Equipe Brasileira de Vela terminou sua participação no Evento-teste de Paris 2024 em Marselha, na França, neste domingo (16). As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze ficaram com a medalha de prata na 49erFX após a disputa da medal race na raia da próxima olimpíada.

A dupla ficou na sexta colocação na regata final e fechou em segundo lugar no geral. O ouro foi para as holandesas Odile Van Aanholt e Annette Duetz e o bronze para as suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler.

Martine e Kahena entraram na regata final em terceiro lugar e só poderiam alcançar a segunda posição no pódio. A prova final reuniu as dez melhores duplas e teve pontuação dobrada sem a entrada do descarte.

''Fim de uma semana cheia de desafios e aprendizados! Obrigada, Marselha e a todos os nossos patrocinadores, parceiros e entidades por trás deste trabalho! Gratidão à equipe incrível que temos e, é claro, à torcida brasileira'', escreveu Martine Grael em seu perfil @kunzegrael no Instagram.

A vela nacional também contou com resultados expressivos na Fórmula Kite. O maranhense Bruno Lobo concluiu sua participação no Evento-teste da vela de Paris 2024 na quinta colocação ficando muito perto de uma vaga na final.

Na Nacra 17, os atletas João Bulhões e Marina Arndt ficaram em 13º na classificação geral e Mateus Isaac, da IQFoil, em 11º. Nas duas classes, os brasileiros conseguiram se recuperar na tabela e quase atingiram as finais. 

''Essa parceria do COB e CBVela montou uma equipe forte para o Evento-teste, com excelentes profissionais, e resultados expressivos, como da Martine, Kahena e Bruno Lobo. O time foi muito bem! Estamos preparados para os Jogos de Paris 2024'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

Depois do evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focam no Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto.

A competição define as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

O grupo brasileiro teve o experiente Klaus Biekarck, como chefe de equipe, do bicampeão olímpico Torben Grael, como head coach. A Equipe Brasileira de Vela teve ainda Tânia Sampaio como líder da área Multidisciplinar e da Saúde, enquanto Ricardo "Blu" Lobato é o consultor de regra. 

Os velejadores brasileiros contaram apoio nas regatas de  Pepe Lis como técnico de 49er FX, do medalhista olímpico Bruno Prada no iQFOiL e Ricardo Paranhos como técnico de Nacra 17.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

 

 

 

 

 

 

 

 



Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)