Capa

Fórmula E: Mitch Evans vence novamente em Roma

15.07.2023  |    517 visualizações Formula E Motorsports

O piloto neozelandês da Jaguar TCS Racing se mantém na luta pelo título desta temporada, que agora é liderada por Nick Cassidy

Neste sábado (16), 21 pilotos do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E duelaram por 27 voltas pelas ruas da Cidade Eterna, na primeira das duas corridas previstas para o fim de semana do Hankook Rome E-Prix 2023. 

E o neozelandês Mitch Evans novamente brilhou na capital italiana, vencendo pela quarta vez na carreira no Circuito Cittadino dell'EUR.

Evans largou na pole position, perdeu a liderança nas primeiras voltas, mas conseguiu se manter durante toda a prova entre os primeiros colocados e nas voltas finais, recuperou a ponta, recebendo a bandeira quadriculada e se mantendo firme na disputa pelo título mundial.

O neozelandês da Jaguar foi o primeiro piloto nesta temporada a conquistar a Julius Baer Pole Position e conseguir vencer a corrida.

“É bom quebrar essa maldição. É uma sensação incrível e eu amo correr aqui em Roma. Conforme vamos conhecendo a pista, vamos melhorando, e com certeza todos estarão melhores amanhã. Mas espero que o carro continue equilibrado como hoje e possamos brigar novamente pela vitória”, comentou Evans após a corrida.

“Tivemos praticamente duas corridas hoje. Primeiro, foi muito bom ver que todos estavam bem após o acidente que paralisou a prova, foi uma batida bem assustadora. Depois da relargada, percebemos que eu tinha menos energia que o Dennis e o Cassidy, então tive que pilotar de uma forma que pudesse recuperar esse gap de energia em relação a eles. A equipe trabalhou bem, fez o que era possível e deixou o resto para mim. Fui desatento na ativação do Modo Ataque e por isso errei, mas a equipe me tranquilizou e era o que precisava naquele momento para recuperar minha atenção e vencer a prova.”

O pódio foi completado por Nick Cassidy (Envision Racing), que agora é o novo líder do campeonato com 171 pontos, 5 a mais do que Jake Dennis, que terminou a prova em quarto lugar. Maximilian Günther (Maserati MSG Racing) completou o pódio da corrida deste sábado.

Como foi a prova

A largada foi sem incidentes e Sam Bird (Jaguar TCS Racing) assumiu a ponta ao superar o companheiro de equipe, Mitch Evans. Jake Dennis saltou para a quinta colocação, Nick Cassidy também ganhou posições, enquanto Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) largou mal e caiu para 12º, mas se recuperou ainda na volta inicial e voltou a 10ª posição.

Na volta 2, Wehrlein quebrou a asa dianteira ao bater na Maserati de Edoardo Mortara e foi para os boxes trocar a asa, caindo para a última posição. Na volta seguinte, André Lotterer escapou em uma das curvas e bateu no muro de proteção, abandonando a prova e ocasionando a entrada do safety car.

O safety car saiu da pista na volta 5, e algumas curvas após a relargada, Evans ultrapassou o companheiro da Jaguar e assumiu a liderança da prova. Sacha Fenestraz (Nissan) também superou Sam Bird e passou a ser segundo colocado.

Os pilotos das primeiras posições começaram a ativar o Modo Ataque na volta 7. Evans foi o primeiro a usar a potência extra e perdeu a liderança para Fenestraz. Na volta seguinte, o piloto francês na Nissan passou pela zona de ativação e conseguiu se manter na primeira posição.

Na volta 9, uma batida forte causou a bandeira vermelha, envolvendo vários pilotos. Bird escapou na curva 6 por conta do bump, e a Jaguar ficou no meio da pista após bater no muro de proteção. Sébastien Buemi (Envision Racing) acertou a traseira do carro do britânico, todos os demais tentaram de alguma forma desviar dele, mas Mortara não conseguiu e acertou em cheio com a Maserati.

Apesar de ter sido um acidente impactante, todos os envolvidos saíram ilesos de seus carros. Seis pilotos se envolveram no acidente e abandonaram a prova: Sam Bird, Buemi, António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche), Mortara, Lucas di Grassi (Mahindra Racing) e Robin Frijns (ABT Cupra).

Pouco mais de quarenta minutos após o acidente, 14 carros voltaram à pista atrás do safety car, entre eles, os quatro candidatos ao título mundial. Os carros se posicionaram no grid e uma nova largada aconteceu.

Evans tentou atacar Fenestraz, mas sem êxito. Dennis ganhou a terceira posição de René Rast (NEOM McLaren) e partiu para cima do rival neozelandês da Jaguar. Um pouco mais atrás, o brasileiro Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) conseguiu o nono lugar.

Dan Ticktum tentou ganhar algumas posições e acabou danificando a asa dianteira, enquanto mais a frente, Cassidy ganhou a quarta posição de Rast. Logo após ser ultrapassado, o piloto alemão da NEOM McLaren abandonou a prova com problemas no carro.

Na volta 15, em uma manobra ousada, Dennis atacou Evans e conseguiu assumir a segunda colocação da prova. Algumas curvas depois, foi a vez do piloto da Avalanche Andretti atacar Fenestraz e ganhar a liderança.

Na volta seguinte, Fenestraz tentou segurar Evans, mas sem sucesso e acabou perdendo a segunda posição na prova. Com dois segundos de vantagem em relação ao segundo colocado, Dennis ativa o Modo Ataque e se mantém na ponta.

Cassidy ultrapassou Fenestraz na volta 17 e passou a ser terceiro colocado. Na volta seguinte, o piloto da Nissan acabou sendo superado também por Maximilian Günther.

Na volta 18, Dennis ativa novamente o Modo Ataque e perde a liderança para Mitch Evans. Cassidy também aproveitou para ativar sua potência extra e seguir em terceiro.

Na volta 20, Evans passou pela zona de ativação, mas não foi ativado o Modo Ataque, perdendo a primeira posição para Dennis. Com isso, o piloto neozelandês teve que passar novamente pela zona de ativação para poder usar seu último Modo Ataque, assim como seu compatriota Nick Cassidy.

Com mais potência, Evans foi para o ataque para cima de Dennis e voltou a assumir a liderança da prova. Cassidy e Günther também superaram o britânico da Avalanche Andretti.

Duas voltas foram adicionadas, totalizando 27 voltas à duração do eprix. Evans conseguiu se manter em uma distância segura dos ataques de Cassidy e pela quarta vez, a terceira consecutiva, venceu o E-Prix de Roma.

Com a segunda colocação, Cassidy assumiu a liderança do mundial, enquanto Günther completou o pódio da corrida 1 deste fim de semana da Fórmula E na Cidade Eterna.

Completaram o top-10 da corrida 1 de Roma: Dennis, Vergne, Müller, Wehrlein, Nato, Sette Câmara e Fenestraz.

A corrida 2 de Roma será neste domingo (16) com largada prevista para às 10h, com transmissão ao vivo no BandSports e no canal do Grande Prêmio no YouTube.

 

Confira abaixo o resultado final da corrida 1 em Roma neste sábado:

1º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing

2º Nick Cassidy/Envision Racing

3º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing

4º Jake Dennis/Avalanche Andretti

5º Jean-Eric Vergne/DS Penske

6º Nico Müller/ABT Cupra

7º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche

8º Norman Nato/Nissan

9º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing

10º Sacha Fenestraz/Nissan

11º Stoffel Vandoorne/DS Penske

12º Roberto Merhi/Mahindra Racing

13º Dan Ticktum/NIO 333 Racing

14º René Rast/NEOM McLaren

DNF – Sam Bird/Jaguar TCS Racing

DNF - Sébastien Buemi/Envision Racing

DNF - Antonio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche

DNF - Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing

DNF - Lucas di Grassi/Mahindra Racing

DNF - Robin Frijns/ABT Cupra

DNF – André Lotterer/Avalanche Andretti

Não largou - Jake Hughes/NEOM McLaren

 

Classificação do Mundial de Pilotos após a corrida 1 em Roma:

1º Nick Cassidy/Envision Racing – 171 pontos

2º Jake Dennis/Avalanche Andretti – 166 pontos

3º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing – 151 pontos

4º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche – 144 pontos

5º Jean-Eric Vergne/DS Penske – 107 pontos

6º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing – 93 pontos

7º Antônio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche – 93 pontos

8º Sébastien Buemi/Envision Racing – 72 pontos

9º Sam Bird/Jaguar TCS Racing – 62 pontos

10º Jake Hughes/NEOM McLaren – 46 pontos

11º Stoffel Vandoorne/DS Penske – 42 pontos

12º René Rast/NEOM McLaren – 40 pontos

13º Sacha Fenestraz/Nissan – 32 pontos

14º Norman Nato/Nissan – 27 pontos

15º Lucas di Grassi/Mahindra Racing – 24 pontos

16º André Lotterer/Avalanche Andretti – 23 pontos

17º Dan Ticktum/NIO 333 Racing – 18 pontos

18º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing – 17 pontos

19º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing – 12 pontos

20º Nico Müller/ABT Cupra – 10 pontos

21º Oliver Rowland/Mahindra Racing – 9 pontos

22º Robin Frijns/ABT Cupra – 6 pontos

 

Classificação do Mundial de Equipes após a corrida 1 em Roma:

1º TAG Heuer Porsche – 237 pontos

2º Envision Racing – 243 pontos

3º Jaguar TCS Racing – 213 pontos

4º Avalanche Andretti – 189 pontos

5º DS Penske – 149 pontos

7º Maserati MSG Racing – 110 pontos

6º NEOM McLaren – 86 pontos

8º Nissan –59 pontos

9º Mahindra Racing – 33 pontos

10º NIO 333 Racing – 30 pontos

11º ABT Cupra – 16 pontos

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net

+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579

www.onboardsports.net



Leia também...
12.09.2024

Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi

11.09.2024

Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto

10.09.2024

Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)

05.09.2024

E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi