Capa

Saiba tudo sobre o Hankook Rome E-Prix 2023, penúltima etapa da 9ª temporada da Fórmula E

11.07.2023  |    588 visualizações Formula E Motorsports

A Fórmula E chega a Cidade Eterna com Jake Dennis e Nick Cassidy separados por apenas um ponto na disputa pelo título mundial

Pilotos e equipes do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E já estão na Itália para a penúltima etapa da nona temporada do mundial de carros elétricos, o Hankook Rome E-Prix 2023. E o campeonato chega até a Cidade Eterna com quatro candidatos ao título, e um único ponto separando líder e vice-líder, Jake Dennis (Avalanche Andretti) e Nick Cassidy (Envision Racing) respectivamente.

O Circuito Cittadino dell'EUR de 19 curvas e 3.385 km está entre os mais longos da Fórmula E e abrange o Palazzo dei Congressi da cidade, a Piazzale Marconi e a icônica "Praça do Coliseu", com o Anfiteatro Flaviano fazendo parte do belo cenário do circuito de rua da Cidade Eterna, enquanto o Parque Ninfeo contorna a pista.

É uma mistura perfeita de trechos de alta velocidade e curvas apertadas e complexas, com muitas oportunidades de ultrapassagem em curvas fechadas e algumas outras de 90 graus – tornando esse um dos circuitos favoritos dos pilotos da Fórmula E, que marca presença no calendário da categoria desde a quarta temporada, com a exceção do sexto ano do mundial por conta da pandemia de Covid-19.

A disputa pelo título intensifica

Embora exista a possibilidade matemática de Jake Dennis conquistar o título na rodada dupla deste fim de semana em Roma, a probabilidade maior é a de ter duas corridas muito disputadas, com centenas de ultrapassagens e muitas mudanças de liderança, tornando improvável a decisão do campeonato mundial neste fim de semana.

Nick Cassidy chega a Roma depois de ter vencido a primeira etapa da Fórmula E em Portalnd, nos Estados Unidos, o que lhe permitiu diminuir a diferença em relação ao topo da classificação do mundial. Já Dennis chega a Cidade Eterna coo o piloto mais regular da temporada, com nove pódios em 12 etapas realizadas, sendo uma delas a vitória na abertura do campeonato na Cidade do México em janeiro.

O alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), que liderou o campeonato por diversas etapas, viu a liderança escapar novamente na última prova, em Portland, em um final de semana onde não conseguiu andar próximo de seus rivais diretos pelo título mundial e terminou com o oitavo lugar, caindo para a terceira colocação na classificação.

Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, também segue na luta pelo título após ter tido um fim de semana complicado em Portland, onde largou nas últimas posições e teve que escalar o pelotão para chegar em quarto. Porém, Roma é um local de ótimas lembranças para o neozelandês e o time britânico, já que foi nas ruas da Cidade Eterna onde ambos venceram pela primeira vez na categoria na quinta temporada, além das vitórias na rodada dupla do ano passado na capital italiana e por isso, não pode ser descartado na disputa pelo título mundial.

Na classificação do campeonato mundial de equipes, a TAG Heuer Porsche Formula E Team manteve sua liderança, mas agora está apenas seis pontos à frente da Envision Racing. A Jaguar TCS Racing está logo atrás da Envision, sua equipe cliente, em terceiro lugar.

Os brasileiros em busca de pontos pelas ruas de Roma

Para os pilotos brasileiros desta temporada da Fórmula E, Roma é uma nova oportunidade de garantir mais alguns pontos e melhorarem suas posições na classificação do mundial. Lucas di Grassi (Mahindra) encerrou em Portland o seu maior jejum sem pontuar na história da categoria, ao terminar o movimentado eprix norte-americano na sétima posição e ganhar seis pontos.

O campeão da terceira temporada da Fórmula E esteve no pódio em Roma no eprix inaugural da Cidade Eterna na categoria, na quarta temporada. Depois disso, não conseguiu mais terminar no top-3 nas corridas realizadas pela capital italiana. No momento, Di Grassi ocupa a 14ª posição com 24 pontos ganhos.

Sérgio Sette Câmara por sua vez, novamente não teve um fim de semana animador e quem sabe em Roma, consiga voltar a pontuar na categoria. O piloto mineiro pontuou apenas em Hyderabad, na Índia, e no momento ocupa a 19ª posição com 10 pontos.

E em Roma, um terceiro brasileiro pilotará um GEN3 pelas ruas da Cidade Eterna: Felipe Drugovich terá uma nova oportunidade na Maserati MSG Racing em mais um Rookie Test. Ele liderou a sessão de rookie test realizada anteriormente em Berlim, e agora terá a chance de guiar no fim de semana da "corrida de casa" da icônica montadora italiana.

 

Histórico da Fórmula E em Roma:

4ª temporada – 1º Sam Bird, 2º Lucas di Grassi e 3º André Lotterer

5ª temporada – 1º Mitch Evans, 2º André Lotterer e 3º Stoffel Vandoorne

7ª temporada/Corrida 1 – 1º Jean-Éric Vergne, 2º Sam Bird e 3º Mitch Evans

7ª temporada/Corrida 2 – 1º Stoffel Vandoorne, 2º Alexander Sims e 3º Pascal Wehrlein

8ª temporada/Corrida 1 – 1º Mitch Evans, 2º Robin Frijns e 3º Stoffel Vandoorne

8ª temporada/Corrida 2 – 1º Mitch Evans, 2º Jean-Éric Vergne e 3º Robin Frijns

 

Programação da Fórmula E para este fim de semana em Roma:

Sexta-feira, 14 de julho de 2023

Rookie Test – 09h30 – sem transmissão confirmada

1º treino livre – 12h00 – transmissão no YouTube do Grande Prêmio

 

Sábado, 15 de julho de 2023

2º treino livre – 03h10 – transmissão no YouTube do Grande Prêmio

Classificatório – 05h40 – transmissão no YouTube do Grande Prêmio

Corrida/Largada – 10h00 – transmissão na Band TV e no YouTube do Grande Prêmio

 

Domingo, 16 de julho de 2023

3º treino livre - 03h10 – transmissão no YouTube do Grande Prêmio

Classificatório – 05h40 – transmissão no YouTube do Grande Prêmio

Corrida/Largada – 10h00 – transmissão na Band TV e no YouTube do Grande Prêmio

Leia também...
12.09.2024

Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi

11.09.2024

Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto

10.09.2024

Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)

05.09.2024

E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi