Capa

Bicampeãs olímpicas estreiam em segundo lugar no evento-teste de Paris 2024

11.07.2023  |    804 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Martine Grael e Kahena Kunze assumem a segunda colocação no evento em Marselha

O terceiro dia de regatas do evento-teste de Paris 2024 na vela foi realizado nesta terça-feira (11), em Marselha, na França. E todos os atletas da Equipe Brasileira de Vela foram para as disputas na raia da próxima olimpíada.

O destaque do dia ficou para a dupla bicampeã olímpica Martine Grael e Kahena Kunze, que fechou as primeiras regatas do programa de 49er FX na segunda colocação. As atletas foram desclassificadas na disputa inicial, mas se recuperaram com um segundo e um terceiro lugares.

Foram disputadas três provas e as brasileiras Martine e Kahena somam 5 pontos perdidos. A liderança está com as suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler com apenas 2. 

O maranhense Bruno Lobo, da Fórmula Kite, oscilou na classificação geral no evento-teste de Paris 2024. O atleta caiu para a sétima colocação. O líder é o francês Alex Mazella. 

Na Nacra 17, João Bulhões e Marina Arndt fecharam o dia em 13º após três regatas disputadas na raia francesa. Os alemães Paul Kohlhoff e Alica Stuhlemmer lideram o campeonato na classe dos multicascos mistos.

''Primeira regata vento meio fraco para todos lados. Mas durante as regatas, um vento forte que surpreendeu, mas foi um bom dia de competição e divertido no final'', disse Marina Arndt.

O paulista Mateus Isaac também fez sua estreia na IQFoil, mas acabou levando duas punições nas primeiras regatas e sua posição atual é de 23º. O francês Nicolas Goyard segue em primeiro após quatro provas.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Depois do evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focam no Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto. A competição define as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

 

 

 



Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)