A atleta brasileira Sofia Rocha participa do iQFoil Youth & Junior European Championships, entre os dias 1 e 8 de julho, no Lago de Garda, na Itália. Com 418 atletas de 35 países, Sofia estará presente nas regatas da categoria Sub-19.
Com dois dias de adaptação na raia, os atletas buscam o título a partir da próxima segunda-feira (3). Sofia representará o Brasil e tem no currículo os títulos de Bicampeã Sul-americana e Bicampeã Copa da Juventude, competição organizada pela CBVela - Confederação Brasileira de Vela.
A velejadora está desde o início da temporada focada para a competição. Sofia participou dos campeonatos nacionais e manteve o ritmo de treinos na água e na academia.
“Como preparação eu participei dos Campeonatos Nacionais, como a Copa da Juventude e a Copa Brasil de Praia para conseguir ritmo de regata com mais atletas e evoluir na parte técnica! Para manter o ritmo estou treinando aqui em Florianópolis. Além do treino em água, treino na academia 3 vezes por semana e tenho acompanhamento com nutricionista também”, explicou Sofia Rocha, atleta do Brasil.
“As expectativas são as melhores possíveis! Acredito que o Campeonato vai ser uma ótima vivência para o Mundial da Juventude 2023. Porque os melhores do Mundo vão para o Europeu. Então será um bom para observar como está o nível da galera e aprender mais sobre regulagens e táticas de velejo”, finalizou.
A 52ª edição do Mundial da Juventude será realizada em Búzios (RJ) de 8 a 16 de dezembro de 2023. As classes em disputa serão: ILCA 6, 420, 29er, Nacra 15, Hobie Cat 16, Fórmula Kite e iQFoil.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)