A atleta brasileira Sofia Rocha participa do iQFoil Youth & Junior European Championships, entre os dias 1 e 8 de julho, no Lago de Garda, na Itália. Com 418 atletas de 35 países, Sofia estará presente nas regatas da categoria Sub-19.
Com dois dias de adaptação na raia, os atletas buscam o título a partir da próxima segunda-feira (3). Sofia representará o Brasil e tem no currículo os títulos de Bicampeã Sul-americana e Bicampeã Copa da Juventude, competição organizada pela CBVela - Confederação Brasileira de Vela.
A velejadora está desde o início da temporada focada para a competição. Sofia participou dos campeonatos nacionais e manteve o ritmo de treinos na água e na academia.
“Como preparação eu participei dos Campeonatos Nacionais, como a Copa da Juventude e a Copa Brasil de Praia para conseguir ritmo de regata com mais atletas e evoluir na parte técnica! Para manter o ritmo estou treinando aqui em Florianópolis. Além do treino em água, treino na academia 3 vezes por semana e tenho acompanhamento com nutricionista também”, explicou Sofia Rocha, atleta do Brasil.
“As expectativas são as melhores possíveis! Acredito que o Campeonato vai ser uma ótima vivência para o Mundial da Juventude 2023. Porque os melhores do Mundo vão para o Europeu. Então será um bom para observar como está o nível da galera e aprender mais sobre regulagens e táticas de velejo”, finalizou.
A 52ª edição do Mundial da Juventude será realizada em Búzios (RJ) de 8 a 16 de dezembro de 2023. As classes em disputa serão: ILCA 6, 420, 29er, Nacra 15, Hobie Cat 16, Fórmula Kite e iQFoil.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata