Neste sábado (24), a Fórmula E teve mais uma corrida emocionante e repleta de ultrapassagens, como tem sido marcado este primeiro ano do GEN3. Na estreia da categoria no icônico Portland International Raceway, Nick Cassidy novamente escalou o pelotão e venceu, entrando de vez na briga pelo título mundial.
O piloto neozelandês largou na 10ª posição e ao final da primeira volta já ocupava a quinta colocação. Mesmo perdendo as duas ativações de Modo Ataque com as duas entradas de Safety Car, Cassidy se manteve no pelotão da frente, alterando a liderança com seus principais adversários, até que na volta 28 pulou para ponta, onde permaneceu até a bandeirada.
“Amo correr nos Estados Unidos e a corrida de hoje foi muito divertida. Todos estavam muito próximos uns dos outros, e sabia que precisava me manter a frente do Jake Dennis, que foi o pole e é uma referencia nas corridas. Sabia que a classificação não era tão importante e a corrida foi muito apertada. Vi todo mundo se aproximar de mim em algum momento, mas o powertrain da Jaguar se mostrou forte e me manteve a frente”, comentou Nick Cassidy.
Com a vitória, Cassidy agora está apenas um ponto da liderança do mundial. Jake Dennis, que ficou em segundo, agora está na ponta da tabela de classificação com 154 pontos. O pódio do Southwire Portland E-Prix 2023 foi completado com Antonio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche).
Como foi a prova
A largada do Southwire Portland E-Prix 2023 foi sem incidentes e com os quatro primeiros colocados se mantendo em suas respectivas posições. Jake Dennis seguiu na ponta, seguido por Sacha Fenestraz (Nissan), René Rast (NEOM McLaren) e Norman Nato (Nissan).
Ainda na primeira volta, Cassidy saltou de 10º para o quinto lugar, e não perdeu tempo: partiu para o ataque em cima dos demais pilotos que estavam a sua frente, e na volta 4 já assumiu a liderança, seguido por Da Costa, que havia largado em sétimo e logo estava lutando pela ponta com o neozelandês.
O safety car precisou entrar na pista na volta 5, quando a Mahindra Racing do espanhol Roberto Marhi ficou parada na curva oito. O carro de segurança saiu três voltas depois, com Nato, Da Costa, Dennis e Cassidy formando os quatro primeiros colocados.
A volta cinco começou com Nato, Da Costa, Dennis e Cassidy, e o safety car teve que entrar por conta de Roberto Merhi, que fiou parado na curva oito
Os pilotos começaram a ativar o Modo Ataque, e com isso, diversas mudanças de posições aconteceram. Além disso, os pilotos abusaram do vácuo na reta de largada e a cada volta era comum ver diversas ultrapassagens nas curvas 1 e 2, sendo quase impossível se manter na mesma posição por mais de uma volta.
Na volta 10, novamente foi necessária a entrada do safety car. Desta vez, Nico Müller ficou sem freio e sua ABT Cupra foi direto no muro de proteção do Portland International Raceway. O piloto saiu do carro tranquilamente, e o carro de segurança ficou na pista por seis voltas.
Com bandeira verde, os pilotos voltaram a acelerar pelo icônico autódromo norte-americano, com Nato de volta a liderança, seguido por Cassidy, Günther, Mortara e Da Costa. Di Grassi, que antes da batida chegou a ocupar o quarto lugar, ativou o modo ataque e caiu para oitavo.
Nasd voltas seguintes, Cassidy e Da Costa passaram a se revezar na liderança da prova, seguidos de perto por Jake Dennis, que ativou pela segunda vez o Modo Ataque e partiu para cima dos dois.
Um pouco mais atrás, o brasileiro Sérgio Sette Câmara surpreendentemente surgiu no quinto lugar, se aproveitando das ativações de potência extra dos adversários, mas logo foi a sua vez de ativar o Modo Ataque e com isso, saiu do Top-10.
O powertrain da Jaguar mostrou sua força e nas voltas finais, a dupla da equipe britânica surgiu entre os cinco primeiros, seguidos por Sébastien Buemi da Envision Racing, equipe cliente da Jaguar.
Quatro voltas foram adicionadas por conta das duas entradas do safety car, com isso, a corrida passou a ter um total de 32 voltas pelo circuito de 3.190 km.
Nas voltas finais, Cassidy e Da Costa seguiram alternando na liderança, até que na volta 28, o neozelandês não deixou mais a posição, conseguindo se defender dos ataques do piloto português. Na última volta, Dennis superou o piloto da TAG Heuer Porsche e passou a ser segundo colocado.
Lucas di Grassi (Mahindra Racing) conseguiu terminar a prova em sétimo e com isso, voltou a pontuar na Fórmula E. Até o momento, o brasileiro tinha pontuado apenas na primeira corrida, na Cidade do México. Sérgio Sette Câmara, que chegou a ficar no top-10 em um determinado momento da prova, ficou apenas na 16ª posição.
Restando quatro provas para o final da temporada, a Fórmula E volta a ter Jake Dennis na liderança do mundial de pilotos com 154 pontos, apenas um a mais do que o segundo colocado, Nick Cassidy. Pascal Wehrlein, que chegou a Portland na liderança do campeonato, terminou a corrida em oitavo e agora ocupa a terceira colocação no mundial, com 138 pontos.
No campeonato de equipes, a TAG Heuer Porsche segue na liderança do mundial com 231 pontos, seguida de perto pela Envision Racing que tem 225 pontos.
A próxima etapa da Fórmula E será a rodada dupla de Roma, nos dias 15 e 16 de julho.
Confira abaixo o resultado final Southwire Portland E-Prix 2023 deste sábado:
1º Nick Cassidy/Envision Racing
2º Jake Dennis/Avalanche Andretti
3º Antonio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche
4º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing
5º Sebastien Buemi/Envision Racing
6º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing
7º Lucas di Grassi/Mahindra Racing
8º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche
9º Norman Nato/Nissan
10º Robin Frijns/ABT Cupra
11º Jean-Éric Vergne/DS Penske
12º Stoffel Vandoorne/DS Penske
13º Dan Ticktum/NIO 333 Racing
14º René Rast/NEOM McLaren
15º Sacha Fenestraz/Nissan
16º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing
17º Sam Bird/Jaguar TCS Racing
18º Jake Hughes/NEOM McLaren
19º André Lotterer/Avalanche Andretti
20º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing
DNF – Nico Müller/ABT Cupra
DNF – Roberto Merhí/Mahindra Racing
Classificação do Mundial de Pilotos após o Southwire Portland E-Prix 2023:
1º Jake Dennis/Avalanche Andretti – 154 pontos
2º Nick Cassidy/Envision Racing – 153 pontos
3º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche – 138 pontos
4º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing – 122 pontos
5º Jean-Eric Vergne/DS Penske – 97 pontos
6º Antônio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche – 93 pontos
7º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing – 78 pontos
8º Sébastien Buemi/Envision Racing – 72 pontos
9º Sam Bird/Jaguar TCS Racing – 62 pontos
10º Jake Hughes/NEOM McLaren – 46 pontos
11º Stoffel Vandoorne/DS Penske – 42 pontos
12º René Rast/NEOM McLaren – 40 pontos
13º Sacha Fenestraz/Nissan – 31 pontos
14º Lucas di Grassi/Mahindra Racing – 24 pontos
15º André Lotterer/Avalanche Andretti – 23 pontos
16º Norman Nato/Nissan – 23 pontos
17º Dan Ticktum/NIO 333 Racing – 18 pontos
18º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing – 17 pontos
19º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing – 10 pontos
20º Oliver Rowland/Mahindra Racing – 9 pontos
21º Robin Frijns/ABT Cupra – 6 pontos
22º Nico Müller/ABT Cupra – 2 pontos
Classificação do Mundial de Equipes após o Southwire Portland E-Prix 2023:
1º TAG Heuer Porsche – 231 pontos
2º Envision Racing – 225 pontos
3º Jaguar TCS Racing – 184 pontos
4º Avalanche Andretti – 177 pontos
5º DS Penske – 139 pontos
7º Maserati MSG Racing – 95 pontos
6º NEOM McLaren – 86 pontos
8º Nissan –54 pontos
9º Mahindra Racing – 33 pontos
10º NIO 333 Racing – 28 pontos
11º ABT Cupra – 8 pontos
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >
Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com
Sobre a ABB > >
A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:
Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez
katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net
+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579
Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi
Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto
Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)
E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi