Capa

CBVela e Prefeitura de Caraguatatuba fecham parceria para fomentar a vela na cidade

22.06.2023  |    1.394 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Em 2022, Caraguá foi sede do Festival de Vela, que reuniu 80 atletas e 2 mil pessoas

A Prefeitura de Caraguatatuba (SP) e a CBVela - Confederação Brasileira de Vela anunciaram nesta semana uma parceria que visa fomentar projetos e ações da vela olímpica e de fortalecimento dos esportes e atividades náuticas no município do litoral norte paulista.

O intuito é criar uma 'Base Náutica' em uma praia na região centro-sul do município que seja própria para prática da modalidade e desenvolver programas e políticas públicas com ênfase nos esportes náuticos.

Em agosto, o Festival de Vela na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, terá a sua segunda edição. A expectativa da organização é a presença de velejadores e classes olímpicas.

“A ideia é realizar projetos gratuitos de aulas para todas as idades, promovendo desde o amador até o profissional. Nós temos um mar fantástico, é o litoral mais bonito do Brasil, temos que estimular a prática desse esporte maravilhoso na nossa cidade”, explicou Aguilar Junior, Prefeito da cidade.

“Estamos honrados em poder continuar o projeto de fomento da modalidade na cidade de Caraguá. A estrutura da cidade é maravilhosa e tenho certeza que essa parceria agregará para o presente e para o futuro”, finalizou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Presidente da CBVela.

Em 2022, a cidade realizou a primeira edição do Festival de Vela, que contou com a presença de 2 mil pessoas e 80 velejadores das classes Fórmula Kite, Kitesurf Bidirecional, IQFoil, Dingue, ILCA, Optimist, Hobie 14 e 16, Snipe, Raceboard, Fórmula Foil, Holder, Openbic, Tempo e Bico de Proa.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

Flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

Leia também...
07.01.2025

Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist

14.12.2024

Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros

11.12.2024

Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU

08.12.2024

Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata