A Prefeitura de Caraguatatuba (SP) e a CBVela - Confederação Brasileira de Vela anunciaram nesta semana uma parceria que visa fomentar projetos e ações da vela olímpica e de fortalecimento dos esportes e atividades náuticas no município do litoral norte paulista.
O intuito é criar uma 'Base Náutica' em uma praia na região centro-sul do município que seja própria para prática da modalidade e desenvolver programas e políticas públicas com ênfase nos esportes náuticos.
Em agosto, o Festival de Vela na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, terá a sua segunda edição. A expectativa da organização é a presença de velejadores e classes olímpicas.
“A ideia é realizar projetos gratuitos de aulas para todas as idades, promovendo desde o amador até o profissional. Nós temos um mar fantástico, é o litoral mais bonito do Brasil, temos que estimular a prática desse esporte maravilhoso na nossa cidade”, explicou Aguilar Junior, Prefeito da cidade.
“Estamos honrados em poder continuar o projeto de fomento da modalidade na cidade de Caraguá. A estrutura da cidade é maravilhosa e tenho certeza que essa parceria agregará para o presente e para o futuro”, finalizou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Presidente da CBVela.
Em 2022, a cidade realizou a primeira edição do Festival de Vela, que contou com a presença de 2 mil pessoas e 80 velejadores das classes Fórmula Kite, Kitesurf Bidirecional, IQFoil, Dingue, ILCA, Optimist, Hobie 14 e 16, Snipe, Raceboard, Fórmula Foil, Holder, Openbic, Tempo e Bico de Proa.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
Flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)