Capa

Saiba tudo sobre o Southwire Portland E-Prix 2023, próxima etapa da Fórmula E

21.06.2023  |    718 visualizações Formula E Motorsports

Pela primeira vez a Fórmula E vai correr no lendário Portland International Raceway, um dos principais circuitos do automobilismo norte-americano

Neste fim de semana a Fórmula E está nos Estados Unidos para correr pela primeira vez em Portland, Oregon, no momento em que a luta pelo título do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E fervendo, já que apenas seis pontos separam os três primeiros colocados na tabela de classificação, com 12 das 16 provas da temporada já realizadas.

Essa será a sexta visita da Fórmula E aos Estados Unidos desde a sua primeira temporada em 2014, e agora em uma pista inédita: o Portland International Raceway, local que tem sido palco de corridas da Indycar e da Nascar nos últimos anos.

Nos anos anteriores, a Fórmula E correu em Miami, Long Beach e Nova York, sempre levando o melhor da tecnologia dos carros elétricos e do foco sustentável de emissão zero de carbono líquido pelo país.

O Raceway surgiu oficialmente na década de 1970, após várias décadas em ruínas. A pista foi estabelecida depois que uma inundação generalizada destruiu uma cidade inteira, deixando para trás nada além de estradas que poderiam ser usadas apenas como uma pista de corrida durante o icônico Rose Festival de Portland.

A pista se tornou o lar do automobilismo profissional em 1975, quando a Trans-Am Series começou a competir na pista e, nas décadas que se seguiram, a IndyCar e a NASCAR Truck Series seguiram o exemplo. A pista sofreu uma desaceleração significativa na competição durante os anos 2000 e 2010, mas desde então foi revivida como um local de corrida cobiçado para a IndyCar e a NASCAR Xfinity Series nos últimos anos.

Agora, a Fórmula E está pronta para se juntar à longa lista de competições de prestígio ao correr no templo do automobilismo norte-americano em Portland, em uma das pistas mais longas da história da categoria, medindo 3.190 km e com 12 curvas. O traçado difere um pouco daquele usado pela IndyCar, com a Fórmula E e a FIA optando por adicionar 20 metros à curva 1. Esta é uma mudança significativa na pista que deve tornar a corrida deste fim de semana emocionante.

Um mundial equilibrado e em aberto

Três pilotos separados por seis pontos. É assim que a Fórmula E desembarca em Portland, e Jake Dennis, da Avalanche Andretti Formula E Team, com sede nos EUA, fará de tudo para superar a diferença de um ponto que o separa do líder do campeonato, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), no Southwire Portland E-Prix 2023 neste sábado (24).

O britânico Dennis está em um grande momento no campeonato. Ele venceu a corrida de abertura da temporada na Cidade do México, e desde então esteve no pódio em outras sete corridas, o que o coloca como um dos favoritos ao título e consequentemente, a vitória neste fim de semana em Portland.

Atual líder do mundial, Wehrlein chegou a perder o primeiro lugar na tabela de classificação para o neozelandês Nick Cassidy (Envision Racing) após Mônaco, mas se recuperou com a vitória em Jacarta. Essa foi sua primeira vitória - e pódio - desde a terceira rodada em Diriyah.

Depois de manter a liderança por algumas etapas, Cassidy agora ocupa o terceiro lugar na classificação, apenas cinco pontos atrás do segundo colocado Dennis.

Nas rodadas 11 e 12, ambas realizadas em Jacarta, um piloto se viu no topo de todos os treinos: Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing. O piloto alemão dominou todas as sessões cronometradas, faturando as duas Julius Baer Pole Position do fim de semana, e convertendo uma delas em vitória, tornando-se o único piloto a vencer ao largar da pole nas últimas 14 corridas  na Fórmula E, e selando a primeira vitória da Maserati em um campeonato mundial de monotipos desde que o lendário Juan Manuel Fangio venceu em Nurburgring em 1957.

Brasileiros em busca da recuperação

As últimas provas não foram boas para os dois pilotos brasileiros no grid da Fórmula E nesta temporada. Tanto Lucas di Grassi (Mahindra Racing) quanto Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) estão sem pontuar a algumas etapas.

Campeão da terceira temporada da Fórmula E e um dos mais experientes do grid atual, Lucas di Grassi pontuou apenas na prova de abertura do campeonato, na Cidade do México, quando conquistou um heroico terceiro lugar após ter largado na pole position e ter suportado uma enorme pressão dos adversários.

Porém, o Brasil costuma se dar bem correndo no Portland International Raceway em outras categorias. Pela Indy por exemplo, Emerson Fittipaldi (1989 e 1993), Gil de Ferran (1999 e 2000) e Cristiano da Matta (2002 e 2005) subiram no degrau mais alto do pódio, com vitórias memoráveis. E isso não passou despercebido por Di Grassi.

“É uma pista que certamente traz boas lembranças para o fã brasileiro, com vários nomes que brilharam em outras categorias por lá. Porém, passado à parte, não será um desafio fácil. Portland será o traçado mais rápido da temporada, com retas muito longas e curvas de alta velocidade”, explicou o piloto brasileiro da Mahindra.

Já Sérgio Sette Câmara tem passado menos apuros pela NIO 333 Racing, mas também só pontuou em uma etapa até o momento, com o quinto lugar em Hyderabad. Desde a corrida seguinte, Cidade do Cabo (quinta prova do calendário), o piloto mineiro não conseguiu voltar a terminar entre os dez primeiros colocados.

 

Programação do E-Prix de Portland

Sexta-feira, 23 de junho de 2023

Treino Livre 1 – 21h (Transmissão no YouTube do site do Grande Prêmio)

 

Sábado, 24 de junho de 2023

Treino Livre 2 – 14h30 (Transmissão no YouTube do site do Grande Prêmio)

Treino Classificatório – 16h40 (Transmissão no YouTube do site do Grande Prêmio)

Largada/Corrida – 21h – Transmissão no YouTube do site do Grande Prêmio e no BandSports)

* VT da prova na Band TV no domingo (25) às 02h

** horário de Brasília

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net

+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579

www.onboardsports.net

Leia também...
12.09.2024

Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi

11.09.2024

Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto

10.09.2024

Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)

05.09.2024

E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi