Giovanna Prada segue na campanha rumo ao Mundial de IQFoil. Nesta quarta-feira (21), a velejadora do Brasil conquistou a medalha de bronze da classe na Semana Olímpica da Alemanha, na cidade de Kiel. A disputa internacional foi realizada com atletas do Brasil, Dinamarca e Alemanha.
A Semana Olímpica da Alemanha foi de vento fraco na raia do IQFoil. Após cinco regatas, a medalha de ouro ficou com Laerke Buhl-Hansen (Dinamarca), a prata com Theresa Steinlein (Alemanha) e o bronze com Giovanna Prada.
Segundo Giovanna, a competição Internacional foi uma oportunidade para conseguir ritmo de regata e também garantir mais uma experiência na caminhada para o Mundial de IQFoil, que será realizado entre 10 e 20 de agosto, na Holanda.
“Os primeiros dias foram de vento extremamente fraco, uma condição ruim no IQFoil. Comecei a competição na 5ª colocação, mas regata por regata fui diminuindo os pontos e consegui chegar na disputa por medalhas, que garantiu entrar direto na semifinal e assegurar o bronze!”, explicou.
“Essa competição foi muito boa para adquirir experiência! Já que o formato da medal race é completamente diferente do que estou acostumada e também foi a primeira medal race da temporada. Conseguir defender o pódio nesta competição faz ganhar mais confiança para o Campeonato Mundial”, finalizou.
Giovanna Prada retornará ao Brasil para seguir treinando com o pai, Bruno Prada, medalhista olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012. A atleta seguirá o cronograma de preparação na cidade de Ilhabela, litoral norte de São Paulo.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)