Capa

A convite do Ministério do Esporte, CBVela recebe autoridades sul-africanas e explica sucesso do esporte no Brasil

14.06.2023  |    845 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Autoridades brasileiras e sul-africanas se reuniram nesta quarta-feira (14), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro

A Confederação Brasileira de Vela - CBVela recebeu autoridades sul-africanas e brasileiras, nesta quarta-feira (14), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A entidade foi convidada pela Secretaria Nacional de Esportes de Alto Desempenho para intermediar um bate-papo com executivos do Comitê de Esportes da África do Sul. 

Neste intercâmbio, a CBVela expôs alguns pontos que ajudam a explicar o sucesso do esporte no Brasil. A entidade também apresentou a sua estrutura e alguns dos seus compromissos sociais. Já as autoridades sul-africanas seguirão em um tour no Rio de Janeiro, com visita a outras confederações, como a CBF, do futebol. 
 
A vela é responsável por 19 medalhas olímpicas para o país (só atrás do judô, com 24). Além disso, é recordista de medalhas de ouro: oito, incluindo as conquistas de Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49erFX, no Rio 2016 e Tóquio 2020. 
 
"Foi muito importante esse evento para a gente da CBVela. Precisamos dessa conexão com os outros países, principalmente da África, da Ásia e do Oriente Médio. São locais que estão se desenvolvendo na vela e aparecem como novos lugares para a prática do esporte. A África é um local tradicional da vela, principalmente a África do Sul, muito forte na vela oceânica, como a regata Cape Town-Rio, que liga os dois países", comentou Marco Aurélio  de Sá Ribeiro, presidente da CBVela. 
 
"Do ponto de vista técnico e político, é muito importante ter esta troca, principalmente porque queremos exportar nossa tecnologia de projetos sociais para outros países", completou o dirigente. 
 
Além de Marco Aurélio, o evento também contou com palestras de Juan Sienra, gerente técnico da entidade, e Walter Boddener, gerente de competições da CBVela. Quem também compareceu foi Marta Sobral, secretária nacional de Esporte de Alto Desempenho.
 
"Foi muito legal poder representar o Ministério do Esporte. Também foi muito importante apresentar detalhes do Bolsa Atleta, nosso principal programa de incentivo aos atletas. Nossos convidados também conhecerão a estrutura da CBVela e um pouco do legado olímpico. Com certeza, eles vão levar muito conhecimento deste encontro", avaliou Marta. 
 
Juan Sienra, que é uruguaio, também mostrou empolgação com as lições passadas para as autoridades africana. Após as palestras, houve uma confraternização, com troca de presentes. 
 
"Ficamos muito felizes com o convite da Secretaria de Esportes de Alto Desempenho. Isso é reconhecimento de um trabalho. Esperamos ter ajudado a África do Sul a se desenvolver e ter uma vela mais acessível. Mostramos alguns dos nossos projetos, como os sociais, os com jovens velejadores, mas também com atletas olímpicos", comentou. 
 

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

 
Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)