Capa

Vela brasileira ganha Mundial Militar na Grécia

14.06.2023  |    826 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Equipe formada por gaúchos ganha match race final contra os donos da casa

A Seleção Brasileira de Vela venceu nesta quarta-feira (14) o 54º CISM World Military Sailing Championship realizado em Piraeus, na Grécia. A equipe militar venceu a Grécia na final por 3 regatas a 0 e contou com Geison Mendes, Tiago Quevedo, Gustavo Thiesen, Breno Kneipp e Georgia Rodrigues. A medalha de bronze ficou com a Itália, que bateu a França na disputa do terceiro lugar.

Além dos atletas, o Brasil contou com o comandante Luís Araújo como chefe da missão, a tenente Daniela Sêda, como chefe de equipe, o almirante Rossatto como chefe de delegação do país e Nelson Horn Ilha como árbitro internacional.

Os militares brasileiros passaram em primeiro na fase classificatória com 12 vitórias em 32 regatas. As provas do evento chancelado pelo CISM - International Military Sports Council foram realizados a bordo de monotipos Platu 25, iguais para todas as nações.

A tripulação estava bem entrosada! Não tinha nenhuma manobra que não saia...Nosso entrosamento começou nos treinos em Porto Alegre e o feeling de aprender a velejar no barco que nunca velejamos foi um diferencial. Além de prezar pela comunicação e correta distribuição de responsabilidades dentro do barco. Muito feliz com a equipe que fez um excelente trabalho'', disse Geison Mendes, que liderou o time.

O Mundial Militar na Grécia contou com nove nações. Além dos gregos que sediaram o evento e o Brasil, que foi campeão, as regatas tiveram barcos do Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Polônia e Ucrânia.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035



 

Leia também...
07.01.2025

Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist

14.12.2024

Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros

11.12.2024

Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU

08.12.2024

Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata