A Seleção Brasileira de Vela venceu nesta quarta-feira (14) o 54º CISM World Military Sailing Championship realizado em Piraeus, na Grécia. A equipe militar venceu a Grécia na final por 3 regatas a 0 e contou com Geison Mendes, Tiago Quevedo, Gustavo Thiesen, Breno Kneipp e Georgia Rodrigues. A medalha de bronze ficou com a Itália, que bateu a França na disputa do terceiro lugar.
Além dos atletas, o Brasil contou com o comandante Luís Araújo como chefe da missão, a tenente Daniela Sêda, como chefe de equipe, o almirante Rossatto como chefe de delegação do país e Nelson Horn Ilha como árbitro internacional.
Os militares brasileiros passaram em primeiro na fase classificatória com 12 vitórias em 32 regatas. As provas do evento chancelado pelo CISM - International Military Sports Council foram realizados a bordo de monotipos Platu 25, iguais para todas as nações.
A tripulação estava bem entrosada! Não tinha nenhuma manobra que não saia...Nosso entrosamento começou nos treinos em Porto Alegre e o feeling de aprender a velejar no barco que nunca velejamos foi um diferencial. Além de prezar pela comunicação e correta distribuição de responsabilidades dentro do barco. Muito feliz com a equipe que fez um excelente trabalho'', disse Geison Mendes, que liderou o time.
O Mundial Militar na Grécia contou com nove nações. Além dos gregos que sediaram o evento e o Brasil, que foi campeão, as regatas tiveram barcos do Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Polônia e Ucrânia.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)