Os brasileiros Arthur Back, Zion Brandão, Henrique Sasaki e Felipe Kath tiveram um aquecimento especial para o Mundial de Optimist, que será realizado entre 15 e 25 de junho, na Costa Brava, Espanha. O cinco vezes medalhista olímpico e ídolo nacional Robert Scheidt treinou os atletas no Spring Cup, em regatas preparatórias para o principal evento da classe, que foram finalizadas no último domingo (4).
O pódio da Spring Cup teve Erik Scheidt, que possui nacionalidade brasileira e Lituânia, com a medalha de ouro, o sueco Henric Wigforss com a prata e Arthur Back conquistando o bronze.
Com cinco medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, Robert Scheidt começou suas primeiras velejadas na classe Optimist. O experiente atleta compartilhou orientações antes das regatas na raia de competição, e também teve um bate-papo com os atletas após as disputas.
''Foi maravilhoso treinar todos eles. A garotada é muito animada e são ótimos velejadores. O Optimist do Brasil está super bem representado e fico feliz em ter ajudado nesse processo. Tenho certeza que eles irão com tudo para esse Mundial'', disse Robert Scheidt, ídolo da modalidade.
A equipe formada por Arthur Back, Felipe Strassburger, Henrique Sasaki, Zion Brandão e Vitória Viegas segue na preparação para o Mundial. O time é treinado por Xandi Paradeda, com acompanhamento do Chefe de Equipe Gabriel Raulino.
''Scheidt é um grande velejador! Fiquei muito feliz em treinar com o Robert. Durante os treinos ele passou detalhes do barco e também de estratégias nas regatas. Foi incrível as dicas que ele passou para nós e tentamos aproveitar o máximo'', explicou Arthur Back, bicampeão Sul-Americano e Brasileiro de Optimist.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)