Os brasileiros Arthur Back, Zion Brandão, Henrique Sasaki e Felipe Kath tiveram um aquecimento especial para o Mundial de Optimist, que será realizado entre 15 e 25 de junho, na Costa Brava, Espanha. O cinco vezes medalhista olímpico e ídolo nacional Robert Scheidt treinou os atletas no Spring Cup, em regatas preparatórias para o principal evento da classe, que foram finalizadas no último domingo (4).
O pódio da Spring Cup teve Erik Scheidt, que possui nacionalidade brasileira e Lituânia, com a medalha de ouro, o sueco Henric Wigforss com a prata e Arthur Back conquistando o bronze.
Com cinco medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, Robert Scheidt começou suas primeiras velejadas na classe Optimist. O experiente atleta compartilhou orientações antes das regatas na raia de competição, e também teve um bate-papo com os atletas após as disputas.
''Foi maravilhoso treinar todos eles. A garotada é muito animada e são ótimos velejadores. O Optimist do Brasil está super bem representado e fico feliz em ter ajudado nesse processo. Tenho certeza que eles irão com tudo para esse Mundial'', disse Robert Scheidt, ídolo da modalidade.
A equipe formada por Arthur Back, Felipe Strassburger, Henrique Sasaki, Zion Brandão e Vitória Viegas segue na preparação para o Mundial. O time é treinado por Xandi Paradeda, com acompanhamento do Chefe de Equipe Gabriel Raulino.
''Scheidt é um grande velejador! Fiquei muito feliz em treinar com o Robert. Durante os treinos ele passou detalhes do barco e também de estratégias nas regatas. Foi incrível as dicas que ele passou para nós e tentamos aproveitar o máximo'', explicou Arthur Back, bicampeão Sul-Americano e Brasileiro de Optimist.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata