Capa

Atletas superam ventos fortes na seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

02.06.2023  |    2.392 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Competição chega na sua fase decisiva neste final de semana, 3 e 4 de junho, em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

A busca por vaga para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 segue intensa. Após um dia sem regatas por conta do forte vento, os velejadores das classes ILCA 6, ILCA 7, Snipe, Lightning e iQFOil voltaram para as disputas na raia de Arraial do Cabo (RJ).

Na última quarta-feira (1), a CBVela - Confederação Brasileira de Vela precisou cancelar as regatas por conta das rajadas de vento acima de 15 nós.

Com isso, nesta sexta-feira (2), a classe ILCA 7 chegou a cinco regatas disputas. Até o momento, Bruno Fontes permanece na primeira colocação, seguido por Mathias Reimer e Felipe Fraqueli.

Já no IQFoil, a pernambucana Bruna Martinelli está na ponta, com Giovanna Prada em segundo e Sofia Faria em terceiro.

A classe Snipe permanece com domínio da dupla Juliana Duque e Rafael Martins, seguidos por Alexandre Paradeda e Marina Arndt , e Vicente Monteiro e Maria A Hackerott.

A busca pela vaga por equipes, Lightning, teve uma mudança de primeira colocação. José Hackerott, Victoria Ennser e Heloise Gildemesiter assumiram a liderança, enquanto Bernardo Peixoto, Bruna Patricio e Alexia Buuck caíram para a segunda posição, com Thomas Summer, Larissa Juk e Ana Barbachan em terceiro.

"Estamos em um campeonato muito disputado! Em uma raia bastante desafiadora. De todas as classes, o Lightning é o que, até agora, está trazendo mais emoções na briga pelo primeiro lugar. vale destacar o empenho da direção da classe em mobilizar barcos e velejadores para essa seletiva", afirmou José Hackerott.

“Arraial é muito bonito, mas difícil de velejar! Está sendo um grande desafio. Espero permanecer crescendo na competição neste final de semana”, explicou Bruno Fontes.


"Estou achando bom velejar aqui em Arraial! O mar e o visual é bem bonito e as condições de onda e de vento bem variados", disse Bruna Martinelli.

Neste sábado (3), as regatas chegam no seu penúltimo dia. Com o cenário nivelado, os atletas continuam focados pela vaga no Jogos Pan-Americanos de Santiago, que será realizado entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, na cidade do Chile.

Confira informações, fotos e notícias da Copa Brasil de Vela, em Arraial do Cabo, no site oficial da CBVela: https://www.cbvela.org.br/ .

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)