Capa

Vela brasileira treina na Marina da Glória visando o Mundial e o Pan de 2023

28.05.2023  |    820 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Tradicionais competições de 2023 valem vaga para o Jogos Olímpicos de Paris 2024

Parte da Equipe Brasileira de Vela participou de atividades no mês de maio no Centro de Treinamento e Núcleo de Base na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), sede da CBVela - Confederação Brasileira de Vela. Os treinos foram liderados por Juan Sienra e Ricardo Paranhos.

Participaram velejadores das classes Nacra 17, 49er, ILCA 7 e IQFoil, classes incluídas nos principais eventos da modalidade, como Mundial, Pan de Santiago 2023 e Olimpíada de Paris 2024.

O primeiro desafio dos velejadores será o evento-teste olímpico, que será realizado na raia de Marselha, exatos 365 dias antes da Olimpíada.

''No evento-teste, vamos aproveitar para conhecer as instalações fornecidas pelo COB e pelo Comitê Organizador. Mas nosso foco está no Campeonato Mundial das Classes Olímpicas em Haia 2023, onde teremos a primeira grande disputa das vagas olímpicas em jogo'', explicou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

''Será um desafio muito grande e estamos trabalhando para que as equipes brasileiras convocadas possam contar com o ritmo requerido para disputar a competição. As parcerias junto ao Ministério de Esporte e a Secretaria de Alto Desempenho são fundamentais para dar esse apoio com alta qualidade''.

Os atletas participam dos eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

A última competição foi em Hyères, na França. O Brasil mostrou sua força contra os melhores do mundo nas classes IQFoil e 49erFX na Semana Olímpica Francesa com os bronzes de Mateus Isaac e Martine Grael e Kahena Kunze.

Os atletas na Marina da Glória receberam a visita de representantes da Secretaria Nacional de Alto Rendimento - SNEAR. O Bolsa Atleta, um dos maiores programas de patrocínio estatal do planeta, é uma das prioridades da SNEAR.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

 

 

Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)