A segunda edição da Copa Brasil de Praia começa na próxima segunda-feira (29), na cidade de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Com regatas até o domingo, 4 de junho, a expectativa da CBVela - Confederação Brasileira de Vela e da Prefeitura de Arraial do Cabo é de ter mais de 150 velejadores na raia.
Os atletas terão o desafio de encarar regatas com ventos de médio a forte em Arraial do Cabo. A competição é marcada pela mescla de diversas classes e reúne a participação de jovens velejadores e dos mais experientes.
Participarão da competição as classes: ILCA 7, ILCA 6, Snipe (Misto), iQFOil feminino e masculino, Lightning misto, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Optmist, Dingue e Wingfoil feminino e masculino.
"Arraial do Cabo oferece condições perfeitas para prática da Vela! Temos presença de correntezas, ventos variáveis, que estimulam e extraem o melhor de todos os atletas. A competição terá a presença de velejadores de diversas partes do país e isso é fundamental para o campeonato", explicou Samuel Gonçalves, Organização da CBVela.
“A parceria da CBVela, Prefeitura de Arraial do Cabo e AMHAR - Associação dos Meios de Hospedagem de Arraial do Cabo estão 100% alinhados para oferecer descontos e pacotes especiais em hospedagens para todos competidores. Acreditamos que a Copa Brasil de Praia será um sucesso e desejamos ótimas regatas para todos participantes”, finalizou.
Os atletas já confirmados mostram empolgação para velejar em Arraial do Cabo. Por exemplo, Frederico Francavilla, 16 anos, que irá competir na classe ILCA 7.
"Estou com expectativas positivas para competir em Arraial. Na temporada 2022, bati na trave e esta ano minha vontade é de vencer! As condições locais costumam ser bem desafiadoras, com muito vento ou pouco. Tenho treinado muito mirando o mundial na Polônia e este será um dos campeonatos de preparação, espero que tudo de certo e irei com toda a minha fúria rumo a vitória
A segunda edição da Copa Brasil de Vela de Praia será válida como Campeonato Sudeste Brasileiro das Classes Hobie Cat 14 e 16. A competição também vai contar como seletiva para a formação da equipe brasileira de vela, que competirá nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em outubro deste ano.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata