Capa

Martine Grael briga pelo topo do ranking da Star Sailors League

16.05.2023  |    586 visualizações SSL Gold Cup

Bicampeã olímpica tenta se aproximar da dinamarquesa Anne-Marie Rindom, primeira colocada entre as timoneiras na lista da organização

A bicampeã olímpica Martine Grael trava uma disputa acirrada com a dinamarquesa Anne-Marie Rindom pela liderança do ranking de timoneiras da Star Sailors League (SSL). Paralelamente às campanhas olímpicas nas classes 49erFX e ILCA 6, respectivamente, elas prometem intensificar a disputa entre novembro e dezembro, com a realização da SSL Gold Cup, a Copa do Mundo de Vela.

Na ocasião, as atletas darão uma pausa na corrida para os Jogos de Paris 2024 e defenderão as seleções de seus países, com funções parecidas dentro dos barcos. As equipes são mistas e reúnem os melhores nomes de cada nação em diversas classes da vela. 

Atualmente, Rindom soma 9.532 pontos, enquanto Martine vem em seguida, com 9.345. O domínio das duas fica evidente na diferença sobre a holandesa Odile Van Aanholt, campeã mundial de 49erFX no ano passado. Ela aparece em terceiro, com 8.875. 

Medalhista de ouro de 49erFX nas duas últimas edições os Jogos Olímpicos, ao lado de Kahena Kunze, Martine tem a chance de brilhar na SSL Gold Cup e ajudar a Seleção Brasileira a se consolidar entre as melhores do mundo. Em 2021, ela participou de um evento-teste em que o Brasil ficou com vice-campeonato, e sentiu o gosto do velejo ao lado de referências. 

"A SSP Gold Cup é um evento muito interessante, com um formato novo. Teremos a oportunidade de velejar ao lado de ídolos. Acredito que temos muito o que aproveitar dessa experiência para nos aprimorarmos no 49erFX. Esperamos representar muito bem o nosso país", disse Martine.

A atleta nasceu em Niterói (RJ) e é filha do também bicampeão olímpico Torben Grael. Foi eleita, em 2014, pela Federação Internacional de Vela como a melhor velejadora do mundo.

Além disso, é uma das únicas brasileiras a figurar na parte de cima do ranking entre as melhores timoneiras da SSL. A outra brasileira é Juliana Duque, que atualmente se encontra na 40ª posição.

Rindom, por sua vez, é a atual campeã olímpica de ILCA 6 e medalhista de bronze na classe na Rio 2016. As conquistas a fizeram uma expoente do esporte na Dinamarca. 

A SSL Gold Cup foi inspirada na Copa do Mundo de futebol e tem como objetivo definir qual é a melhor nação do mundo na vela. Os playoffs serão realizados entre os dias 10 de novembro e 3 de dezembro de 2023.

O time brasileiro já está classificado para as oitavas de final e deverá passar pela fase de “mata-mata” para se tornar o campeão do mundo. O SSL Team Brazil tem grandes perspectivas na competição, pois o barco brasileiro ganhou, em 2022, o patrocínio da Sertrading e da Subsea 7 S.A., que apoiarão o time comandado pelo cinco vezes medalhista olímpico Robert Scheidt.

O SSL Team Brazil

Alfredo Rovere – proa

Martine Grael – estratégia & grinder

Henry Boening Maguila – grinder

Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder

Juninho de Jesus – pit & runners

Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker

Mário Trindade: trimmer & grande/trav

Joca Signorini – tática e grinder

Robert Scheidt – timoneiro

Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.

CEO: Bruno Prada

Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.

Sobre a SSL Gold Cup

A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico, em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, com o talento dos velejadores na vanguarda. Os campeões se tornarão heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas de final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.

Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/

---

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez e Jonas Moura

flavio@onboardsports.net | jonas@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Leia também...
03.12.2023

Primeira edição da SSL Gold Cup foi realizada em Las Palmas, na Espanha

02.12.2023

Na semifinal da SSL Gold Cup, Seleção Brasileira de Vela fica em quarta lugar

01.12.2023

Seleção Brasileira de Vela disputa evento com chances de título na Espanha

30.11.2023

Equipe de Robert Scheidt e Martine Grael liderou grupo e segue na disputa pelo título da SSL Gold Cup