A Flotilha do Brasil inicia mais uma jornada em competições internacionais. Entre 4 e 9 de maio, nas águas de Mi’diq, no Marrocos, o time brasileiro disputará o tradicional Campeonato Africano de Optimist de 2023. Os representantes nacionais são Martim Amaral, Magno Macário, Felipe Amado, Teodoro Guadagnin, Torben Verjovsky e Beatriz Raposo, comandados pelo técnico Edival Junior.
O Campeonato Africano de Optimist terá a participação de 105 atletas, de 19 países, entre eles: Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Egito, França, Letônia, Ilhas Maurício, Marrocos, Moçambique, Seychelles, Espanha, Sudão, Tanzânia, Tunísia e Emirados Árabes Unidos.
Nesta quarta-feira (03), os atletas fizeram uma regata treino na raia oficial da competição. Além da preparação na água, a organização realizou a Cerimônia de Abertura com todos times que disputarão o título masculino e feminino.
"A equipe está muito motivada! No treino, três brasileiros ficaram no top 10 e estão todos preparados. O grande desafio é o vento fraco. Até o momento, o máximo foi 7 nós na raia. Mas os atletas compreendem a situação do vento fraco, variação e rajadas. Acredito que temos condições de disputar o pódio do campeonato", disse Edival Junior, treinador da equipe.
A classe Optimist promove o desenvolvimento das crianças na vela, além da participação ativa dos pais. O atleta Magno Macário, 12 anos, terá a torcida especial da mãe Marione Macário, que está no Brasil.
“Esse é o segundo ano consecutivo que Magno disputa o Campeonato Africano! Esse ano, acredito que será muito disputado. Magno está feliz, empolgado, o clima é mais agradável do que a África do Sul e esperamos fazer um bom resultado! Quem sabe repetir o top 10!”, explicou Marione Macário, mãe do atleta brasileiro.
Os pais, familiares e amigos podem acompanhar súmulas, fotos e vídeos no site oficial do Campeonato Africano de Optimist de 2023.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)