As regatas da Semana Olímpica de Hyères, na França, são marcadas pelo vento forte e muita disputa nas classes 470, 49er, Formula Kite, Nacra 17, IQFoil, ILCA 6 e 7. Com 14 atletas brasileiros, o destaque da última terça-feira (25) foi o atleta Mateus Isaac, que assumiu a liderança na disputa do IQFoil.
Com 21 participantes na raia, Mateus Isaac assumiu a primeira colocação da flotilha após nove regatas. O brasileiro é seguido por Will McMillan (Tailândia), Fabian Pianazza (França), Onur Biriz (Turquia) e Kensei Ikeda (Japão).
Além da forte concorrência dos adversários, o atleta está encarando ventos de até 25 nós durante o percurso, o chamado mistral.
''O nível está muito bom! A competição é muito importante porque é meu primeiro evento oficial após cirurgia e voltar ao ritmo de campeonato é fundamental", explicou.
''A raia é muito desafiadora, por conta do vento, algumas classes cancelaram as regatas. Estou feliz de estar na liderança e conseguir disputar após a operação e nessas condições'', finalizou Mateus Isaac, hexacampeão Sul-Americano e Octacampeão Brasileiro de IQFoil.
O Time Brasil estará na Semana Olímpica de Hyères até este domingo (30) quando serão realizadas as últimas regatas. A torcida verde e amarela pode acompanhar os resultados no site oficial: https://sof.regatta.ffvoile.fr/en/default/races/race-resultsall.
Os atletas participarão do evento na França apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Confira todas posições dos atletas Brasileiros
Classe Nacra 17:
19º - João Bulhões / Marina Arndt
Classe Formula Kite M:
20º - Lucas Fonseca
56º - Bruno Lobo
Classe Formula Kite F:
33º - Maria Socorro
Classe 49erFX:
37º - Martine Grael / Kahena Kunze
Classe 49er:
48º - Marco Grael / Gabriel Simões
Classe ILCA 6:
48º - Gabriela Kidd
Classe 470:
53º - Juliana Duque / Rafael Martins
Classe ILCA 7:
129º - Pedro Madureira
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata