Os atletas brasileiros mostram suas qualidades nas três primeiras regatas do Sul-Americano de Optimist, realizadas na última segunda-feira (17), na cidade de Paracas, no Peru. O elenco brasileiro, que conta com 26 atletas, liderou a flotilha com Joana Freitas em primeiro, sendo seguida por Davide Bazzoni (EUA) em segundo e Felipe Strassburger, também brasileiro, na terceira colocação.
Nesta terça-feira (18), o Sul-Americano chega no seu segundo dia. Com 143 velejadores no total, a competição internacional da classe possui participação de atletas da Argentina, Chile, Equador, México, Peru, Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela e Brasil.
A equipe brasileira mostrou rápida adaptação nas primeiras regatas do torneio. Com presença de Joana Freitas (1°), Felipe Strassburger (3°), Renato Lunetta (4°) e Zion Brandão (5º), o time verde e amarelo dominou o primeiro dia de campeonato.
“Foi um bom dia. O vento estava mais fraco do que nos dias de treino, mas gostei da raia e consegui ter bons resultados. Estou feliz, mas é só o começo!”, afirmou Joana Freitas, atual campeã Sul-Americana.
“Esse campeonato é muito importante! Porque é de nível internacional e estou usando como preparação para o campeonato mundial, que será esse ano”, finalizou Felipe Strassburger, atleta do Brasil de 14 anos.
As regatas serão realizadas até o dia 21 de abril. Os pais e fãs da classe Optimist podem acompanhar fotos, avisos de regatas e súmulas no site oficial do Sul-Americano: https://2023southamericans.optiworld.org/en/default/races/race.
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)