A Fórmula E e a FIA revelaram nesta terça-feira (18) a lista dos 23 pilotos confirmados para participar do primeiro teste de iniciantes para o carro de corrida GEN3, o qual será realizado na próxima segunda-feira (24 de abril) após as rodadas 7 e 8 do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no circuito do Aeroporto de Tempelhof, em Berlim.
O teste é exclusivo para pilotos sem experiência anterior na Fórmula E e que possuam uma licença internacional mínima de grau B. O dia do teste foi projetado para incentivar novos e emergentes talentos nas principais corridas elétricas, com a chance de mostrar suas habilidades no assento de piloto do GEN3, o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente de todos os tempos já construído.
Desde o último teste de estreante em 2020, vários pilotos deram um novo passo e conquistaram um assento para correr em tempo integral na Fórmula E. Nick Cassidy (Envision Racing), os companheiros de equipe Sacha Fenestraz e Norman Nato (Nissan Formula E Team), Jake Hughes (NEOM McLaren Formula E Team) e Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) participaram do último teste de estreante realizado em Marrakesh.
Após a rodada dupla do SABIC Berlin E-Prix de 2023 no sábado e domingo (22 e 23 de abril), os pilotos novatos representando todas as 11 equipes do campeonato terão a oportunidade de brilhar em duas sessões de três horas na segunda-feira, 24 de abril. Lidando com a pista de concreto de alta aderência, inicialmente projetada para aeronaves - não para carros de corrida elétricos de ponta - significa os pneus Hankook serão levados ao limite na superfície abrasiva.
Alberto Longo, co-fundador e diretor de campeonatos da Fórmula E, disse:
“A Fórmula E está liderando o caminho no automobilismo para o progresso tecnológico e de inovação, por isso estamos entusiasmados em capturar esse mesmo espírito dinâmico e dar a próxima geração de talentos do automobilismo, uma chance de mostrar o que eles podem fazer no carro de corrida GEN3.”
“A lista de pilotos participantes é uma lista formada por pilotos empolgantes e com enorme talento em todo o automobilismo, alguns com grandes realizações na carreira. Mal podemos esperar para ver o que eles farão com o volante do GEN3, um carro de corrida na vanguarda de desempenho e inovação.”
Pablo Martino, chefe de assuntos esportivos da FIA, disse:
“Nutrir a próxima geração e desenvolver as estrelas do futuro é um pedra angular do nosso foco na Fórmula E. Estamos trabalhando lado a lado com o campeonato para maximizar as oportunidades para talentos promissores. Um objetivo chave do dia de teste em Berlim e a sessão FP0 em Roma é o de oferecer aos jovens promissores pilotos uma visão do campeonato, e permitir que eles se familiarizem com o inovador carro GEN3 - outro passo significativo em direção ao nosso objetivo de longo prazo de integrar os novatos ainda mais firmemente no coração dos finais de semana das corridas de Fórmula E.”
A Fórmula E é cada vez mais vista como um importante campo de testes para os pilotos mais talentosos. Depois de vencer o título da FIA Fórmula 2 em 2019, Nyck De Vries ingressou na Fórmula E, onde ele imediatamente mostrou sua habilidade de classe mundial para se tornar o Campeão Mundial de Fórmula E de 2020. Atualmente, De Vries corre para a Scuderia AlphaTauri de Fórmula 1.
O atual campeão mundial de Fórmula E Stoffel Vandoorne (DS PENSKE) combina sua carreira de corrida elétrica com a F1. Além de defender seu título da Fórmula E nesta temporada, Vandoorne é piloto reserva da equipe Aston Martin na F1. Vandoorne se mudou para a Fórmula E após o sucesso no início de sua carreira e por ter conquistado um lugar no Programa para Jovens Pilotos da McLaren.
Com base no teste de Berlim, outro teste será realizado três meses depois, em Roma, com 30 minutos de duração. A sessão de treinos livres será realizada antes das rodadas 13 e 14 do Rome Hankook EPrix (sábado, 15 de julho e domingo, 16 de julho), para competidores com 18 anos ou mais que nunca correram na Fórmula E. Todas as equipes são obrigadas a correr pelo menos com um piloto nesta sessão.
Pilotos para ficar de olho:
Victor Martins, Nissan Formula E Team: atual campeão do Campeonato FIA de Fórmula 3, Victor Martins fará testes com a Nissan Fórmula E Team. Martins é membro da Alpine F1 Academy desde sua temporada de 2020, quando venceu o campeonato Fórmula Renault Eurocup. Mantendo seu sucesso até o momento, ele deu um novo passo para o Campeonato FIA de Fórmula 2, onde atualmente está disputando a temporada de 2023.
Felipe Drugovich, Maserati MSG Racing: Campeão da temporada 2022 do Campeonato FIA de Fórmula 2 e atualmente piloto reserva da equipe Aston Martin na Fórmula 1, o piloto brasileiro vai participar do teste para iniciantes pela Maserati MSG Racing. Ele foi o primeiro membro a ser anunciado no Programa AMF1 Driver Development, dois dias após vencer o Campeonato de F2. Ele teve sua primeira chance atrás de um carro de F1 em novembro de 2022 ao testar em Silverstone. Essa oportunidade lhe permitiu obter sua Super Licença FIA e pilotar em Treinos Livres no Grande Prêmio de Abu Dhabi 2022. Ao lado de Stoffel Vandoorne, da Fórmula E, Drugovich foi adicionado à lista de pilotos reservas da Aston Martin para as primeiras 15 corridas da temporada de 2023.
Sheldon van der Linde, Jaguar TCS Racing: atual campeão do DTM em 2022, Sheldon van der Linde terá sua primeira oportunidade na Fórmula E com a Jaguar TCS Corrida. Ele atualmente compete no DTM Championship ao lado de René Rast, piloto da NEOM McLaren na Fórmula E. Como piloto da BMW Factory Works, ele também está competindo no GT World Challenge Europe Championship e no IMSA SportsCars Championship, onde ficou em segundo lugar nas 12 Horas de Sebring de 2023. Seu irmão mais velho, Kelvin van der Linde, duas vezes campeão do ADAC GT Masters, também estreou na Fórmula E no início desta temporada como substituto do lesionado Robin Frijns nos eprix de Diriyah, Hyderabad e Cidade do Cabo.
Jack Aitken, Envision Racing: Atualmente correndo na IMSA SportsCars e DTM Championships, Jack Aitken fará a sua estreia na Fórmula E pela Envision Racing. Pilotando o novo Cadillac V-LMDh, ele venceu às 12 Horas de Sebring 2023 da IMSA após um incidente onde viu os carros GTP à sua frente baterem um no outro nos minutos finais da corrida. Ele é um ex-piloto reserva da equipe Williams Racing de F1, onde correu pela equipe no Grande Prêmio Sakhir de 2020, substituindo George Russel. Sua experiência anterior inclui ADAC GT Masters, Europeu de Le Mans, e também às 24 Horas de Le Mans.
Linus Lundqvist, Avalanche Andretti Formula E: Campeão da Indy Lights e Campeão Regional das Américas de Fórmula em 2020, Linus Lundqvist testará para Avalanche Andretti no teste de iniciantes. Familiarizado com corridas de monopostos desde a F3, onde ele foi nomeado o BRDC British Formula 3 Champion, Lundqvist também correu nas 24 Horas de Daytona em 2019 e 2022.
Daniil Kvyat, NIO 333 Racing: ex-piloto de Fórmula 1 da Red Bull Racing e AlphaTauri, Daniil Kvyat fará sua estreia na Fórmula E pela equipe NIO 333. Ele atualmente compete na classe LMP2 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, e no ano que vem vai correr pela Lamborghini Squadra Corse como piloto de fábrica. Ele também correu na NASCAR Cup Series na etapa Indianapolis Road Race Course, e fará mais três aparições ainda este ano na categoria norte-americana.
Confira abaixo a lista completa dos pilotos que vão participar do teste de iniciantes:
ABT Cupra: Tim Tramnitz e Adrien Tambay
Avalanche Andretti: Zane Maloney e Linus Lundqvist
DS Penske: Robert Schwartzman e Will Stevens
Envision Racing: Jack Aitken Jonny Edgar
Jaguar TCS Racing: Simon Evans e Sheldon van der Linde
Mahindra Racing: Jordan King, Roberto Merhi e Jehan Daruvala
Maserati MSG Racing: Felipe Drugovich e Hugh Carter
NEOM McLaren: Charlie Westwood e Luke Browning
NIO 333 Racing: Daniil Kvyat e Mikel Azcona
Nissan Fórmula E Team: Luca Ghiotto e Victor Martins
TAG Heuer Porsche: Yefei Ye e David Beckmann
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >
Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com
Sobre a ABB > >
A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:
Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez
katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579
Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi
Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto
Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)
E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi