A Equipe Brasileira de Vela terá mais um desafio na Europa nos próximos dias. De 22 a 29 de abril será realizada em Hyères, na França, a tradicional Semana Olímpica com mais de 60 países e quase 1.000 atletas em disputa.
O evento, que chega à 54ª edição, faz parte da preparação dos brasileiros para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As 10 classes olímpicas estarão em disputa e o time nacional terá 14 velejadores na raia francesa.
O Brasil estará representado por Juliana Duque e Rafael Martins na classe 470, Marco Grael e Gabriel Simões na 49er, Martine Grael e Kahena Kunze na 49er FX, Lucas Pe Fonseca e Bruno Lobo na Formula Kite Masculino, Maria Do Socorro Reis na Formula Kite Feminino, Gabriella Kidd na ILCA 6, Pedro Madureira na ILCA 7, Mateus Isaac na iQFoil Masculino e Joao Siemsen e Marina Arndt na Nacra 17.
Segundo, Juan Sienra, Gerente de Esportes de Alto Rendimento avalia a participação dos atletas brasileiros como fundamental no processo de preparação de cara ao Mundial das Classes Olímpicas a ser disputado na cidade de Haia 2023.
"Temos grandes objetivos esportivos no ano de 2023 e nosso primeiro desafio será o Mundial das Classes Olímpicas no qual 60% das vagas disponíveis para participar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 estarão em disputa".
Por isso, a participação do circuito europeu de competições é fundamental para chegar da melhor forma a este fundamental evento. A parceria do Ministério de Esportes e Secretaria Nacional de Alto Desempenho é chave neste processo de desenvolvimento dos principais atletas da modalidade.
''Estamos em um ano muito importante! Acredito que todos os campeonatos são fundamentais para preparação visando o Mundial e os Jogos Pan-Americanos. A Semana Olímpica terá a participação das principais atletas do Mundo do Formula Kite. Tenho certeza que será um teste fundamental'', disse Maria Do Socorro Reis, atleta de Formula Kite.
"Observo que o nível das atletas está cada vez mais alto! Os campeonatos são grandes desafios para colocar em prática tudo que faço nos treinos, mas também ajustar algo que não está legal. Quero estar cada vez mais alinhada e evoluindo rumo ao meu objetivo principal", finalizou.
Na semana retrasada, a Equipe Brasileira de Vela disputou a 52ª edição do Troféu Princesa Sofia em Palma de Mallorca, na Espanha. O principal resultado foi o ouro de Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49erFX. Em Hyères 2022, as duas venceram a competição
Os atletas participarão do evento na França apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Equipe Técnica
Torben Grael
Juan Sienra
Pepe Lis
Martha Rocha
Ricardo Paranhos
Bernardo Arndt
Tânia Sampaio
As regatas do Campeonato Sul-Americano de Optimist começam nesta segunda-feira (17) em Paracas, no Peru. A Vela Jovem brasileira está pronta para competir com 26 atletas, entre meninos e meninas. O país será representada por Arthur Back, Eduardo Backheuser, Zion Brandão, Henrique Tannous, Vitória Lima, Felipe Vicente, Manuel Bragança, Antônia Gick, Renato Lunetta, Théo Sartor, Ricardo Backheuser, Joana Freitas, Lara Candemil, Bruno Moraes, Laura Neves, Felipe Strassburger, Enzo Ricardi, Miguel Koch, Juliana Bastianelli, Henrique Lucena, Maria Brum, Pedro Koch, Felipe Lucena, Breno Ramos, Henrique Penna e Uma Creixell.
O Brasil é um dos países tradicionais na classe OP. A equipe é atual campeã Sul-Americano, no masculino e feminino, com Arthur Back e Joana Freitas.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata