Martine Grael e Kahena Kunze garantiram mais um título para o Brasil. Desta vez, as bicampeões olímpicas foram medalha de ouro na 52ª edição do Troféu Princesa Sofia em Palma de Mallorca, na Espanha. A dupla brasileira dominou a classe 49erFX e assegurou a conquista neste sábado (8).
Em uma raia com 60 duplas, Martine e Kahena cresceram durante as 13 regatas do campeonato, que teve inicio na última quarta-feira (04). Nas primeiras largadas, a dupla esteve na sétima colocação, mas dispararam ao decorrer da competição e ocuparam a liderança.
As campeãs olímpicas mostraram o entrosamento e domínio na 49erFX e ficaram à frente por 15 pontos das demais competidoras. Na súmula final, Martine e Kahena foram as campeãs, com Odile Van Aanholt e Annette Duetz (Hokanda) prata, e Cecilia Carranza Saroli (Argentina) bronze.
"Estamos satisfeitas com o resultado em Palma de Maiorca. Vencer a competição mostrou que o trabalho deu certo. Entramos na medal race com objetivo de ganhar a regata, mas também de olho nas adversárias. A tabela nos dava a vantagem, mas velejamos para vencer", afirmou Martine.
Na classe Formula Kite Masculino, Bruno Lobo fechou em 11° e Lucas Fonseca em 35° colocação. No iQFoil Masculino, Mateus Isaac ficou em 65° lugar. Enquanto no iQFoil Feminino, Giovanna Prada e Bruna Martinelli finalizaram em 58° e 71° lugares, respectivamente. Na classe ILCA 6, Gabriella Kidd na 75ª posição, e na ILCA 7, Pedro Madureira finalizou na 132ª posição.
A flotilha brasileira foi representada por quatro duplas no 470. Fernanda Oliveira e Rodolfo Streibel garantiram a 25º posição, seguidos de Henrique Haddad e Isabel Swan na 26º colocação. Rodrigo Duarte e Ana Barbachan em 37º, e Juliana Duque com Rafael Martins na 48º posição, fecharam a participação verde e amarela.
Os atletas participaram do evento nas Ilhas Baleares apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Equipe Técnica
Torben Grael
Juan Sienra
Pepe Lis
Martha Rocha
Ricardo Paranhos
Gustavo Thiesen
Paulo Ribeiro
Bernardo Arndt
Tânia Sampaio
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata