O L'Étape presented by Santander retorna a Cunha (SP) neste domingo (26) para desafiar os atletas numa disputa onde a estratégia contará mais do que a velocidade. Essa foi a principal dica do CEO do evento no Brasil, o medalhista olímpico Bruno Prada, e de Álvaro Pacheco, do podcast parceiro oficial Gregário Cycling, que fez o reconhecimento do percurso. Os dois fizeram o briefing técnico da prova, neste sábado (25), e deram as últimas informações aos participantes.
Cidade-sede da abertura do L'Étape no Brasil, Cunha traz uma mistura de subidas curtas com altas inclinações, trechos mais íngremes e curvas. Uma característica própria de provas de endurance, onde a estratégia e a resistência física são os fatores dominantes. Durante o briefing técnico, o CEO Bruno Prada pediu atenção especial à hidratação, considerando também o calor tradicional desta época do ano no interior paulista.
Os percursos de 110 quilômetros com 2.870 metros de altimetria e 54 quilômetros com 1.400 de altimetria, entre os mais desafiadores da América Latina, contarão com monitoramento da polícia e staff nos cruzamentos e junções nas estradas. Motociclistas posicionados ao longo de todo o caminho darão apoio aos competidores.
"Muitas vezes, no momento da prova, o atleta está com o coração lá em cima, quer frear mais tarde, melhorar o seu tempo. Mas aqui é mais importante pensar na estratégia e ficar atento ao percurso. Até porque a maior parte do percurso é em subida, a aceleração nas descidas não conta tanto. A primeira descida, principalmente, é bem sinuosa e inclinada, a volta do Lavandário também é muito dura. E a característica da cidade é um percurso de mão dupla, de vai e volta", destacou o CEO Bruno Prada.
"Essa é uma prova em que, ou você está subindo, ou está descendo, ou está fazendo curva. São poucos os momentos para tirar a mão do guidão e se hidratar. Por isso, a minha sugestão é que, a cada pausa que tiver, num falso plano ou numa subida mais leve, os atletas bebam água, comam alguma coisa", disse Álvaro Pacheco. "Aqui em Cunha teremos mais motocicletas do que em Campos do Jordão e no Rio de Janeiro, no suporte. Mas é importante que os atletas também façam a sua parte e se cuidem, cuidem da hidratação e da alimentação."
Os painéis deste sábado no Village também contaram com dicas especiais dos atletas Fidelis, que participaram de todas as edições do evento, aos competidores estreantes. A abertura do L'Étape presented by Santander reunirá atletas de 20 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Entre eles, um grupo vindo de Belo Horizonte, em Minas Gerais, participa pela primeira vez da prova em Cunha.
"Chegamos ontem à noite, hoje fomos fazer o reconhecimento do percurso. Já competimos em Campos do Jordão e no Rio de Janeiro, mas esta será a prova mais desafiadora, cheia de subidas, logo de cara", contou Guilherme Caldeira.
"A prova é dura. A preparação tem que ser muito mais psicológica do que física", acrescentou o jornalista Bruno Vicari, apresentador da ESPN Brasil, de volta à prova em Cunha após a participação em 2017. "Acho que estou um pouco melhor preparado, desta vez. Se fizer o percurso em menos de 5 horas, já fico satisfeito. Mas com esse sol, vai ser uma disputa difícil."
As outras duas edições da prova serão o L'Étape Rio de Janeiro, de 23 a 25 de junho, e o L'Étape Campos do Jordão, de 22 a 24 Setembro de 2023.
Village de Cunha
Endereço: Parque Lavapés s/n - CEP 12530-000
Horários de funcionamento:
Sexta-feira, 24 de março das 12h às 20h (entrega de kit)
Sábado, 25 de março: das 9h às 20h (entrega de kit)
Domingo, 26 de março: das 7h às 16h30
Mais informações:
L'Étape Brasil
Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Katarine Monteiro | Flávio Perez
katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185 | +55 21 99608-4051
Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem
Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024
Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos
Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)