Depois de uma longa espera, finalmente chegou o momento da cidade de São Paulo sediar uma etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E. No próximo sábado (25), 22 pilotos e 11 equipes vão acelerar ao máximo no Sambódromo do Anhembi em busca da vitória em um cenário totalmente novo para a categoria.
Com 2.933 km de extensão, o traçado paulistano contará com 11 curvas e duas retas que prometem proporcionar aos pilotos e ao publico presente no Sambódromo, a noção do quanto é veloz o GEN3, o carro elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído.
Lar de verdadeiras lendas do automobilismo, o Brasil finalmente vai receber uma etapa da Fórmula E, e justamente em um local que é palco de uma das festas mais tradicionais do país: o carnaval.
E obviamente que o público brasileiro vai ter a oportunidade de ver um desfile de gala no sambódromo, e com a presença de dois representantes: os brasileiros Lucas di Grassi (Mahindra Racing) e Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing).
Após ter ficado pela primeira vez na história sem disputar um eprix por conta de problemas no carro da Mahindra na Cidade do Cabo, o paulista Lucas di Grassi está de volta e não vê a hora de poder acelerar diante dos torcedores brasileiros.
“Mal posso esperar para correr em São Paulo. É um sonho para mim desde a primeira corrida de Fórmula E, em 2013. Foi tenso algumas vezes e ainda não aconteceu, mas depois de 10 anos de trabalho árduo e persistência, finalmente está acontecendo na 9ª temporada e no início da GEN3 — e será muito emocionante para mim. Sou de São Paulo, nasci a poucos minutos de distância e cresci lá. Vai ser incrível correr na frente dos fãs”, explicou o campeão da terceira temporada da Fórmula E.
“Parece que o circuito no Sambódromo será incrível e as milhares de pessoas que gostam de participar do carnaval e passar algum tempo no Brasil poderão ficar para assistir à corrida, ao Zero Summit e ao grande festival de música que acontecerá no mesmo fim de semana. Tenho certeza de que os brasileiros apaixonados encherão as arquibancadas!”
Já Sérgio Sette Câmara jamais correu diante dos fãs brasileiros em sua carreira no automobilismo. Sabendo da paixão do público brasileiro pelo automobilismo, e em especial, por Ayrton Senna – tricampeão mundial de Fórmula 1 -, o piloto da NIO está ansioso pela chance de acelerar na sua corrida de casa.
“Quando eu era criança, assistia à Fórmula 1. A cultura é muito grande no Brasil e a razão para isso é que ela vai dos avós aos pais e aos filhos. Lembro-me de assistir corridas com meu avô, meu pai e meu tio e todos foram muito influenciados por Emerson Fittipaldi; Nelson Piquet também. Claro, eles passam isso para nós, crianças, e nós realmente aprendemos a apreciar nossos ídolos”, comentou Sette Câmara.
“O piloto que estava realmente no topo quando eu era criança, era o Felipe Massa porque ele estava na Ferrari, vencendo corridas. Tudo que pensava era “uau, ele está dirigindo o famoso carro vermelho e vencendo corridas; isso é o que eu posso ser - isso é factível”. Eu realmente acho que foi ele quem me inspirou - ao lado do Rubens (Barrichello) porque eles estavam vencendo corridas e estavam no mais alto nível do automobilismo quando eu era criança.”
“Eu estava em Interlagos na última curva em 2008, quando o Massa perdeu o título da F1 para Lewis (Hamilton) no final. Demorou 10 minutos para que toda a multidão percebesse o que havia acontecido”, completou.
Se na Fórmula 1 o Brasil construiu um forte legado, na Fórmula E o país também tem seus heróis. Seis pilotos brasileiros já correram na categoria, sendo que dois deles já sentiram o gostinho do título: Nelsinho Piquet na primeira temporada, e Lucas di Grassi no terceiro ano, foram campeões. Além disso, Bruno Senna (sobrinho de Ayrton), Felipe Massa e Felipe Nasr também possuem alguns eprix em seus currículos, enquanto Sérgio Sette Câmara está em busca de seu primeiro pódio na categoria.
Como está o Mundial após cinco etapas
Exatamente um mês atrás a Fórmula E desembarcou na Cidade do Cabo para a primeira corrida da categoria na Africa do Sul, para um dos E-Prix mais memoráveis e certamente o mais rápido da nossa história.
O circuito de altíssima velocidade provou ser um grande desafio para os pilotos, no qual até mesmo pilotos experientes como Sebastien Buemi (Envision Racing), Sam Bird (Jaguar TCS Racing) e Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) foram superados pelo novato Sacha Fenestraz da Nissan durante a classificação: o piloto franco-argentino conquistou sua primeira Pole Position Julius Baer.
A corrida foi emocionante, com uma disputa nas voltas finais entre dois campeões da Fórmula E e ex-companheiros de equipe: Antonio Felix da Costa e Jean-Eric Vergne lutaram até o fim pelo primeiro degrau do pódio. O piloto português da TAG Heuer Porsche fez uma ultrapassagem impressionante na penúltima volta e conquistou sua priemira vitória na temporada, isso após ter largado na 11ª posição.
Além de comemorar a vitória de Da Costa, a Porsche teve mais a comemorar: viu a sua vantagem no Mundial de Equipes aumentar em relação as equipes adversárias, e segue com Pascal Wehrlein na liderança do mundial de pilotos, com os mesmos dezoito pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, Jake Dennis (Avalanche Andretti).
A programação completa do E-Prix de São Paulo
A primeira atividade no traçado paulista acontecerá na tarde desta sexta-feira (24) às 16h25. Será a única sessão de treinos livres que não acontecerá no sábado, dia do E-Prix. Os carros retornam a pista logo pela manhã do dia 25, às 07h25, para a segunda sessão de treinos livres.
Às 9h40 será vez dos treinos de classificação para definir o grid de largada da prova da Formula E em São Paulo (SP). Às 11h, os pilotos farão uma sessão de autógrafos seguida pelo desfile de apresentação na reta principal do local ao lado de passistas de escolas de samba com suas baterias. A largada está marcada para às 14h no Sambódromo do Anhembi.
Programação – atividades da pista e transmissão
Sexta-feira, 24 de março de 2023:
1º Treino Livre – 16h25 (Transmissão: YouTube da Fórmula E e do Grande Prêmio)
Sábado, 25 de março de 2023:
2º Treino Livre – 07h25 (Transmissão: YouTube da Fórmula E e do Grande Prêmio)
Treino Classificatório – 09h40 (Transmissão: Band TV, BandSports, YouTube do Grande Prêmio e Gaulês TV na Twitch)
Corrida/Largada – 14h (Transmissão: Band TV, BandSports, YouTube do Grande Prêmio e Gaulês TV na Twitch)
Mais atrações especiais
Todos os que vierem assistir à corrida terão acesso ao Allianz Fan Village como parte de seu ingresso, onde a ação continua fora da pista. Aqui, haverá uma variedade de atividades e entretenimento para fãs de todas as idades explorarem e descobrirem.
Os fãs do automobilismo terão shows de DJs e de outras bandas, além de cultura pop e embaixadinhas com Raquel Freestyle a partir de 8h até às 18h. O festival da eletrificação terá também apresentação de escolas de samba.
Artistas convidados pela Formula E pintarão em painéis em branco obras relacionadas à sustentabilidade e as melhores obras serão escolhidas pelo público.
A banda paulista Kick Bucket vai se apresentar desta forma, dando um show de sustentabilidade. O material dos quatro músicos inclui baldes de cloro vazios, um botijão de gás e suportes de pratos da bateria convencional. Além deles, o inusitado surge às 16h30 com o Cavalo e Panda, em um encontro de Jazz e Rock and Roll e irreverência.
Raquel Freestyle vai fazer suas embaixadinhas em todo o complexo. A craque de bola já conseguiu ficar dez horas seguidas fazendo embaixadinhas e agora busca quebrar o recorde mundial, que é da gaúcha Lara das Graças Pinto Schüler, que conseguiu 12 horas e 1 minuto, em 2018.
Para tornar a experiência ainda mais eletrizante, haverá simuladores e e-karting gratuitos para todos que estiverem na corrida e uma surpresa especial para o pódio!
Programação - atrações
8h às 10h - DJ Tricy - Palco Principal
8h30 às 8h45 – Piloto Q&A com Lucas di Grassi & Sérgio Sette Câmara – Gaming Arena
10h55 às 11h30 | 12h50 às 14h/15h às 16h - Escolas de samba, com baterias e alegorias - Palco principal e Allianz Fan Village
10h55 às 11h30 - Raquel Freestyle - Palco e pela vila dos fãs
11h30 às 12h15 - Sessão de autógrafos – Pit Lane
12h15 às 12h50 e de 17 às 18h - Tambores recicláveis
12h45 às 13h00 – Desfile de apresentação dos pilotos – Track
15h00 – Podium Ceremony
15h às 16h30 - Batalha de Grafite
16h30 às 17h30 – O Cavalo e Panda
17h30 às 18h30 - DJ Rodrigo Mântega - Palco principal
Onde e quando retirar as credenciais:
Os jornalistas e fotógrafos credenciados para o Julius Baer São Paulo E-Prix 2023 poderão retirar suas credenciais a partir desta sexta-feira (24), no portão 5 do Centro de Convenções - Distrito Anhembi, entre às 8h e 18h.
No sábado, o horário para retirada das credenciais será das 8h até as 15h.
O Media Center ficará aberto durante os horários abaixo:
Sexta-feira, 24 de fevereiro: das 08h às 19h
Sábado, 25 de fevereiro: dás 07h às 21h
O credenciamento de mídia é pessoal e não deve ser compartilhado com mais ninguém. Por favor, não postem fotos de seu credenciamento nas redes sociais. O acesso ao local será limitado aos portadores de passe, e o check-in e check-out serão obrigatórios.
Translado, estacionamento e restrições de objetos:
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, realizará uma operação especial para realizar o translado do público que irá para o sambódromo no dia 25 de março. Durante o sábado, das 7h às 19h, uma linha de ônibus com veículos elétricos e uma linha com vans do Serviço Atende+ farão o transporte do público até o Anhembi.
A linha especial 179A/10 Metrô Tietê - Anhembi será operada com 14 ônibus elétricos. Os veículos fazem parte da frota de veículos elétricos a bateria que operam no sistema de transporte público do município de São Paulo. O transporte será totalmente gratuito.
Acompanhe o itinerário da linha:
Embarque no Metrô Tietê: Av. Cruzeiro do Sul, 1777
Embarque no Anhembi: Av. Olavo Fontoura (portão 02, próximo à Churrascaria Anhembi)
Atende+
A SPTrans também disponibilizará 12 vans do Serviço Atende+ para o evento, possibilitando a locomoção gratuita de pessoas com mobilidade reduzida. Para esta operação, seis vans farão o percurso Metrô Tietê - Anhembi (Portão 16); uma van ficará à disposição no Portão 16 para fazer o transporte aos que desejarem ir para outros setores ou até mesmo para o Metrô Tietê; e outros cinco veículos ficarão em reserva técnica.
Taxis e estacionamento
Somente táxis registrados (não Uber) poderão acessar até o Portão 2. Haverá um ponto de táxi registrado na Rua Marechal Odylio Denys. O estacionamento está disponível no local por um custo adicional, mas está sujeito à disponibilidade, e pode ser acessado através do Portão 5 na Rua Marechal Leitão. Um sistema de tráfego de sentido único estará em operação antes e após o evento para aliviar o congestionamento.
Objetos não permitidos
Não será permitida a entrada de alguns objetos dentro do evento deste sábado:
qualquer tipo de arma e réplicas;
objetos cortantes ou perfurantes;
sinalizadores ou objetos similares;
drones ou dispositivos aéreos não tripulados;
mastros, bastões, ou equipamentos fotográficos grandes;
alimentos e bebidas (independente de ser alcóolica ou não);
equipamentos de transmissão eletrônica e a laser;
animais (salvo cães-guia);
guarda-chuvas.
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >
Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com
Sobre a ABB > >
A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:
Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez
katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net
+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579
Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi
Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto
Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)
E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi