O público brasileiro ainda está se familiarizando com a mobilidade elétrica e com a Fórmula E, que fará a sua primeira corrida no Brasil no dia 25 de março no Sambódromo do Anhembi. Portanto, o Flow Sport Club, um dos podcast mais assistido do país contou com a presença do piloto Lucas di Grassi (Mahindra Racing) para falar sobre ambos os temas.
Presente na Fórmula E desde o início, quando a competição ainda era uma simples ideia esboçada pelos fundadores Alejandro Agag e Alberto Longo, Lucas di Grassi explicou para Igor Coelho e Davy Jones, os anfitriões do programa, tudo sobre o Mundial de carros elétricos e a importância da tecnologia que é desenvolvida na competição para o futuro da mobilidade elétrica e o meio ambiente do planeta.
“Para quem não conhece a categoria, posso dizer que a Fórmula E é a Fórmula 1 com motores elétricos. Eu ajudei a criar a categoria desde o início, estou na Fórmula E desde o primeiro dia em que ela foi criada, e estamos falando de uma competição jovem, principalmente quando comparada a Fórmula 1”, comentou o piloto brasileiro durante o podcast, apresentando o mundial de uma forma mais simples para o público que estava assistindo.
“A Fórmula E foi criada para acelerar o desenvolvimento da tecnologia dos carros elétricos. O turbo que você tem no seu carro, o cinto de segurança, o espelho retrovisor, freio a disco, tudo isso foi desenvolvido na Fórmula 1. A Fórmula E é a mesma coisa para os carros elétricos”.
Para explicar o quanto a categoria evoluiu no campo tecnológico, Lucas di Grassi comentou sobre a capacidade da nova geração de monopostos da Fórmula E, o GEN3, o carro mais rápido, leve, potente e eficiente já construído.
“Hoje o motor elétrico é muito mais forte do que o motor a combustão. O Fórmula E atual faz de 0 a 100 em dois segundos. O peso dos carros é semelhante ao de um carro da Fórmula 1, a capacidade é de 800cv, porém no momento só podemos usar 450cv, senão fica muito perigoso correr nos circuitos de rua, e mesmo assim chega a 300 km/h”, explicou o piloto brasileiro.
“E como não temos aerofólio, então temos menos downforce. E isso é um desafio, pois é muito mais difícil guiar um carro sem downforce, pois o carro está sem tração a todo momento. Em termos de velocidade e potencia, um carro de Fórmula E e de Fórmula 1 são bem parecidos, e em tempo de volta o Fórmula E é um pouco mais lento, porque um F1 chega a dar 5G de grip em uma curva e não chegamos nem perto disso.”
Igor e Davy ficaram impressionados com os avanços da Fórmula E
Um dos podcasts de maior sucesso do país, o Flow Sport Club foi criado pela mesma equipe do Flow Podcast, porém focado em esportes, como o próprio nome especifica. Igor Coelho e Davy Jones receberam Lucas di Grsssi em seus estúdios, e ficaram surpresos com as informações que o piloto passou a eles durante o programa.
“Acho que é o futuro. Já tive a oportunidade de andar em carro elétrico e eu tenho uma moto elétrica. Pelo menos na questão da mobilidade, acho que é um futuro próximo, inclusive”, comentou Igor após o programa.
“Sobre energia limpa e tudo mais, é como o Lucas falou: a gente tudo pra sair na frente disso aí, e ser a Arábia Saudita da energia limpa. Então é só uma questão da gente fazer a nossa parte e também, torcer para o poder publico ter a vontade politica para fazer tudo isso para sairmos na frente de verdade nessa questão.”
Já Davy Jones não está familiarizado com o automobilismo, e também não conhecia muito sobre a mobilidade elétrica. Mas, gostou do que ouviu durante o podcast e acredita que deve ser incrível dirigir um carro totalmente elétrico, ainda mais depois das explicações de Lucas di Grassi.
“Adoro falar com pilotos, já que é um mundo no qual não sou tão familiarizado assim, não acompanho o dia a dia desse esporte, mas são sempre experiências absurdas, então foi muito legal fala com o Lucas.”
“Recentemente peguei um carro hibrido, e eu fiquei completamente impressionado com o que ele é capaz de fazer. Eu nunca andei num carro totalmente elétrico, mas acredito que deve ser algo incrível. Não só a experiência, como a questão do meio ambiente que o Lucas citou também.”
O podcast no qual Lucas di Grassi participou no Flow Sport Club está disponível no canal do programa no YouTube, e pode ser conferido através do link https://www.youtube.com/watch?v=YBvLQoYOmW4, além de estar disponível nas diversas plataformas de streaming de áudio.
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >
Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com
Sobre a ABB > >
A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:
Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez
katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net
+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579
Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi
Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto
Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)
E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi