Com mais de 96 anos de tradição, a Bacardi Cup Invitational Regatta 2023 reunirá velejadores olímpicos e campeões mundiais das classes Star e J70, em Miami, nos Estados Unidos. A delegação brasileira estará na raia representada por 17 atletas, entre os dias 5 e 11 de março.
A Cup Invitational Regatta foi realizada pela primeira vez em Cuba e atualmente é sediada nos EUA. A Vela do Brasil marca presença em mais uma edição com as duplas Admar Gonzaga Neto e Ronald Seifert, Fabio Prada e Arthur Lopes, além do Fabiano Vivacqua e Massimo Canali. Os brasileiros também estarão representados por Bruno Prada na proa do barco de Mateusz Kusznierewiez e Samuel Gonçalves na proa de John MacCausland.
Na classe J70, Fabio Cotrim, Jorge Zarif, Rob Paradeda, Gabriel Borges, Mancha Negra, Mario Garcia, Marcelo Ferreira, Allan, Maqueira e Pedro Mascarenhas estarão na busca pelo título.
“É um campeonato muito desafiador! São seis dias, com uma regata a cada dia. A prova tem duração de três horas, então predomina a resistência física e psicológica dos atletas. Mas a parte técnica é fundamental, porque mesmo com a tensão do campeonato, a dupla precisa fazer as melhores escolhas em um vento que fica rondando", explicou Samuel Gonçalves, bicampeão do evento ao lado do ídolo nacional Lars Grael.
“Desta vez, irei velejar ao lado de John MacCausland, campeão mundial de Star em 2013, nos EUA. É um barco de dupla, que exige entrosamento, e será a primeira vez que velejamos juntos, então vamos treinar dias antes! A ideia é fazer o melhor em todas as regatas e esperar os resultados finais”, finalizou.
Os competidores e amantes da classe Star e J70 poderão acessar o site oficial da Barcardi para acompanhar aviso de regata, súmulas e fotos da competição.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata