A terceira edição do Desafio de Gigantes Internacional será realizada de 10 a 12 de março no Villa Itaipava Resort & Conventions, em Itaipava, Petrópolis (RJ). O evento de MTB idealizado por Henrique Avancini e a Avelar Sports deve contar com mais de 1.200 ciclistas de dez países na região serrana do Rio de Janeiro.
As provas de Mountain Bike valem para o ranking internacional, que podem ser fundamentais para a classificação da modalidade para os Jogos de Paris 2024. Além de aumentar o nível do ciclismo nacional, a ideia Henrique Avancini é trazer ainda mais atletas internacionais para Petrópolis (RJ).
Toda a estrutura oferecida no Villa Itaipava Resort & Conventions, bem como a qualidade da pista jogam a favor do Desafio de Gigantes Internacional. A estratégia vai mais além: fazer com que os estrangeiros utilizem a região como pré-temporada de inverno.
''Trouxe uma missão ao Felipe Avelar para continuar o desenvolvimento de Petrópolis como polo do MTB no Brasil. O objetivo é aumentar o fluxo de atletas na cidade para as pré-temporadas de europeus e norte-americanos. É um evento para fomentar esse fluxo, aproveitando as vantagens de treinamento e facilidade de logística estando próximo ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro. Sem nunca deixar de lado o desenvolvimento do MTB brasileiro'', disse Henrique Avancini.
O atleta considerado o maior nome da história do MTB brasileiro, lançou no mês de janeiro, no mesmo local do Desafio de Gigantes Internacional sua nova equipe para a temporada 2023. Batizado de Caloi / Henrique Avancini Racing, o time participará de todas as grandes competições da modalidade nos próximos anos. Além do astro do ciclismo nacional, de 33 anos, o grupo terá ainda com Sabrina Oliveira (20 anos), Cainã Oliveira (20 anos) e Ulan Galinski (25 anos).
Serão três provas válidas pelo ranking mundial, além de uma Maratona Amadora de 40 e 20 km. O Desafio de Gigantes Internacional distribui 105 pontos. Os atletas terão duas provas de XCO - Cross Country Olímpico sendo uma Classe 2 e outra Classe 1, e mais um XCC - Short Track da Classe 3. O Desafio de Gigantes também ajudará os países na obtenção de vagas para o Sul-Americano de MTB, que será realizado no fim do ano.
As provas serão divididas em três classes. Na classe XCM - Maratona, um percurso reduzido para 20 categorias como veterano e master. Já um completo para 19 categorias, como elite masculino e feminino. Na XCO classe 1, a divisão é feita por oficiais e amadoras. Apenas as oficiais pontuam no ranking nacional e estadual. Na XCO classe 2, competem apenas os atletas elite masculino e feminino, no dia 10 de março.
''Vamos entregar um evento de nível mundial e mostrar que Petrópolis (RJ) é um ótimo destino para a pré-temporada de atletas que treinam e moram no Hemisfério Norte. O clima ajuda bastante! Outro fator importante é elevar o nível dos atletas brasileiros, que cada vez mais vão poder medir forças contra os melhores do mundo'', contou Felipe Avelar, organizador do Desafio de Gigantes Internacional.
O projeto Desafio dos Gigantes surgiu no auge da pandemia da COVID 19, sem provas por um longo período a Avelar SPORTS trouxe um novo conceito para o MTB nos anos de 2020 e 2021, ambos eventos realizados no Bike Chácara Park, em Santana dos Montes (MG).
Os regulamentos de cada etapa já estão disponíveis no site oficial do evento http://gigantesmtb.com.br/ , bem como o link para as inscrições.
Imersão
A Avelar Sports e Henrique Avancini também confirmaram na semana seguinte ao Desafio de Gigantes um projeto inédito para atletas do alto rendimento ciclismo, que mistura mentoria e imersão com nomes que fazem a diferença na modalidade
A Imersão & Mentoria Gigantes Camp é um projeto inédito no segmento e também será o Resort Villa Itaipava. Os mentores serão Henrique Avancini, Alesandra Dutra, Hélio Souza, Danilo Barros, Felipe Stanford e mais três grandes nomes que serão divulgados no decorrer de fevereiro.
O objetivo do evento é o ganho de performance pessoal, seja nos negócios, saúde, esporte e família. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial.
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
————
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 999498035
Idealizador da Avelar Sports, empresário indica a necessidade de mais profissionalismo na organização de eventos, mas celebra avanços no setor
Marion Fromberger (Germany) and Edvin Lindh (Sweden) won the race in Brazil
Disputas de Cross Country Eliminator foram realizadas em São Paulo (SP)
Copa do Mundo de XCE, organizada pela Avelar Sports, terá atletas de 25 países no Memorial da América Latina, neste domingo (18)