A cerimônia de abertura da Copa da Juventude 2023 foi realizada neste domingo (29), no Yacht Club Santo Amaro - YCSA, em São Paulo (SP). O principal evento de vela jovem do país reunirá mais de 150 atletas de até 18 anos em regatas até o próximo sábado (4). Representantes da Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo participam da tradicional competição.
As provas têm início na terça-feira (31) a partir de 13h para as classes ILCA 6, 420, 29er, IQFoil e Fórmula Kite. A Copa da Juventude terá, além das regatas na Represa do Guarapiranga, palestras, clínicas e consultorias com treinadores, profissionais do esporte e medalhistas olímpicos, como Alex Welter, primeiro a ganhar uma medalha de ouro na modalidade pelo Brasil em Moscou 1980.
O evento abriu com o tradicional desfile das delegações dos estados e teve o hasteamento de todas as bandeiras das federações. O comodoro do Yacht Club Santo Amaro, Ronaldo Reimer, do presidente da CBVela - Confederação Brasileira de Vela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, e representantes da entidade e dos clubes de vela do país.
''É o evento mais importante para a vela jovem brasileira, que reúne várias classes. Chegamos a 150 atletas de oito estados, um recorde! Sinal que a vela está crescendo no Brasil. O YCSA tem o DNA da vela competitiva, faz parte da nossa missão''.
''Nossos atletas sempre participam desse evento e quando possível, o clube sedia a competição. A última foi em 2015 e agora estamos novamente'', disse Ronaldo Reimer, comodoro do YCSA.
A CBVela e o YCSA são parceiros na organização da Copa da Juventude. O evento poderá indicar parte dos representantes para defender o país no Mundial da Juventude 2023, que será realizado em Búzios (RJ). As provas internacionais serão de 8 a 16 de dezembro
''O YCSA é um dos maiores formadores de atletas do Brasil e nos recebe tão bem novamente. A vela é uma realidade e a CBVela apoia eventos e a formação deles. Esse é o nosso futuro, o futuro do nosso esporte'', contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
O Brasil soma ao todo 16 medalhas na história do Mundial da Juventude. A primeira medalha foi obtida por Robert Scheidt na classe Laser em Largs, na Escócia, em 1991. O bicampeão olímpico é representante do YCSA desde o início de sua carreira
O chefe de gabinete da secretaria de esportes do estado de São Paulo, Estevam Rodrigues da Silva, representou o governador Tarcísio de Freitas na cerimônia de abertura da Copa da Juventude 2023. Além de conhecer as instalações do YCSA, o representante oficial do governo conversou com atletas, que são o futuro da modalidade. ''É um evento que reúne atletas do Brasil inteiro. A vela nos trás lembranças olímpicas, principalmente de medalha. Vamos fomentar ainda mais esse esporte no estado''.
Programação
29/1
Medição e cerimônia de abertura
Seminário de Gerente de Regatas
Fórum Técnico de Desenvolvimento da Modalidade Vela
30/1
Medição e regata treino
Seminário de Gerente de Regatas
Fórum Técnico de Desenvolvimento da Modalidade Vela
Conversa com velejadoras: saúde e performance (COB/CBVela)
Plantio de árvores no Parque Tietê
31/1
Regatas
Palestra: Vela olímpica – Alex Welter
1/2
Regatas
Bate papo com Torben Grael
2/2
Regatas
Confraternização dos velejadores
3/2
Regatas
Palestra: A rota polar – Beto Pandiani
4/2
Regatas
Cerimônia de premiação
Sobre o YCSA
Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.
Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.
Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.
—
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata