Capa

Joana Gonçalves e Gabriela Vassel são campeãs do Brasileiro de 420

25.01.2023  |    607 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Competição nacional da vela jovem foi realizada no Rio Grande do Sul entre 17 a 24 de janeiro

Pela primeira vez na história uma dupla feminina conquistou o troféu transitório da classe 420. Joana Gonçalves e Gabriela Vassel do ICRJ - Iate Clube do Rio de Janeiro lideraram a flotilha do Brasileiro Sub-23, com 26 duplas participantes. Além das campeãs, o ICRJ levou a medalha de prata e bronze no campeonato sediado no Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS).

O pódio do Brasileiro da Classe 420 Sub-23 teve o sotaque bem carioca. Joana Gonçalves e Gabriela Vassel, Lucas Freitas e Victoria Back e Pedro Muricy e Pedro Cotrim levaram as principais medalhas.

A timoneira Joana Gonçalves e a proeira Gabriela Vassel disputaram todas oito regatas e somaram 10 pontos na classificação geral. ''Estou muito feliz! Eu e Gabriela Vassel treinamos vários dias para fazer um bom resultado no Brasileiro. Não esperávamos chegar ao título e ser a primeira dupla feminina conquistando o troféu. É incrível!'', disse Joana Gonçalves, velejadora do ICRJ.

A preparação do time do Rio de Janeiro foi realizada pelos técnicos Felipe Toledo e Rubem Neto, que são responsáveis pelo time ICRJ. ''Muito orgulhoso do desempenho da equipe ICRJ. Todos mantiveram o cronograma de treino e sabiam da importância do nacional de 420 Sub-23. Joana Gonçalves e Gabriela Vassel mereciam o título! Elas velejaram bem desde o primeiro dia de regata e mantiveram a regularidade em todo campeonato'', afirmou Felipe Toledo, técnico do ICRJ.

A renovação da vela brasileira na confederação ganhou ainda mais força em 2020 sob os olhares de Juan Sienra. A CBVela atende atletas da nova geração da modalidade visando os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.

Todos os treinos, clínicas e competições envolvendo a Vela Jovem foram supervisionados pelos treinadores da CBVela. A parceria da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania foi definida no fim de 2021, implantando o primeiro Núcleo de Base para a modalidade Vela (NEBAR) para apoiar a preparação de todas as equipes brasileiras da modalidade em suas categorias de base.

A sede oficial do projeto é a Marina da Glória, palco das regatas da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela. 

O próximo campeonato nacional será a Copa da Juventude 2023, entre nos dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro, na raia da Represa Guarapiranga, que terá participação da classe 420, no Yacht Club Santo Amaro, com organização da CBVela - Confederação Brasileira de Vela.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 
Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)