Capa

3 dias para o início da 9ª temporada da Fórmula E: tudo sobre a Maserati

11.01.2023  |    677 visualizações Formula E Motorsports

A montadora italiana está de volta a uma competição mundial após décadas, e com o objetivo de lutar pelo título

Após 60 anos sem correr nas competições de monoposto, a Maserati está pronta para fazer a sua estreia na Fórmula E. A montadora italiana agora é parceira do grupo Monaco Sporting Group, o qual controlava a Venturi no mundial de carros elétricos.

 

Durante oito anos a Venturi marcou presença na categoria. Os primeiros cinco anos como uma equipe fabricante, e nos três anos seguintes, optou por ser um time cliente. E foi justamente nos últimos três anos que os resultados mais expressivos do time, aconteceram.

 

A Venturi optou por ser cliente da Mercedes, que havia acabado de entrar na Fórmula E. Depois de uma sexta temporada sem muito sucesso, a qual marcou a saída do piloto brasileiro e ex-F1 Felipe Massa da categoria após dois anos correndo pelo time monegasco, a Venturi apostou no suíço Edoardo Mortara e os resultados aconteceram.

 

No sétimo ano, Mortara disputou o título com Nyck de Vries até o último eprix, e ficou com o vice-campeonato após duas vitórias. Ele teve como companheiro de equipe p francês Norman Nato.

 

Já no ano passado, a Venturi trocou Nato pelo experiente Lucas di Grassi. O piloto brasileiro levou um tempo para se adaptar a nova equipe após sete anos correndo pela Audi, mas no fim, conseguiu até uma vitória. Novamente Mortara lutou pelo título e terminou o campeonato em terceiro lugar, com quatro vitórias. Foi a melhor e última temporada da marca monegasca na Fórmula E.

 

A era Maserati chegou

 

Agora, é hora de esquecer a era Venturi e focar na Era Maserati. Ao contrário do time monegasco nos últimos anos de Fórmula E, a equipe italiana não será cliente e carrega seu próprio powertrain.  

 

A Maserati manteve Edoardo Mortara como seu piloto. Os resultados do suíço nos últimos anos o credencia como um dos favoritos ao título nesta temporada, portanto, é justo que ele continue na equipe, mesmo com a mudança de marca.

 

Mortara é um piloto que está pronto para conquistar um título mundial, e mostrou ser tão rápido que os últimos campeões mundiais. Se a Maserati conseguir encontrar um carro confiável e rápido, com certeza Mortara lutará novamente pelo campeonato.

 

Porém, é bom o suíço abrir os olhos com o seu novo companheiro de equipe. A Maserati buscou na Nissan o alemão Maximilian Guenther, o mais jovem vencedor da história da Fórmula E, e que já comprovou em outras equipes que é um piloto rápido.

 

Guenther teve um começo difícil na Fórmula E. Começou a quinta temporada pela GEOX Dragon, e após algumas provas ruins, foi trocado pelo brasileiro Felipe Nasr. No fim, Nasr também não conseguiu deixar o final do grid, e com isso, Guenther voltou.

 

Com alguns pontos conquistados nas provas finais do quinto ano, Guenther chamou a atenção de outras equipes e foi escolhido pela BMW Andretti para substituir o português Antonio Félix da Costa. E não fez feio: venceu duas provas na sexta temporada, e outra na sétima, se tornando um dos principais nomes do grid. No ano passado, correu pela Nissan e não conseguiu repetir os bons resultados dos anos anteriores.

 

Com uma dupla de pilotos talentosa, a Maserati tem tudo para lutar pelo título. O carro foi bem nos testes de pré temporada em Valencia, que foram realizados no mês passado. A Maserati liderou quase todas as sessões com Max Guenther, e ainda teve Mortara sempre entre os seis primeiros. Ou seja: o time chega no México com a estima elevada.

 

Nome da equipe: Maserati MSG Racing

País de Origem: Itália

Sede: Monte Carlo, Monaco

Corridas disputadas: 0 eprix

 

Nome do Piloto: Edoardo Mortara

País: Suíça

Número do carro: 48

Idade: 36 anos

Corridas disputadas: 63 eprix

Vitórias: 6

Pódios: 13

Pole Positions: 2

Pontos totais na Fórmula E: 383 pontos

Voltas rápidas: 2

Voltas na liderança: 213

 

Nome do piloto: Maximilian Guenther

País: Alemanha

Número do carro: 7

Idade: 25 anos

Corridas disputadas: 52 eprix

Vitórias: 3

Pódios: 4

Pole Positions: 0

Pontos totais na Fórmula E: 161 pontos

Voltas Rápidas: 0

Voltas na liderança: 39 voltas

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net

+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579

www.onboardsports.net

Leia também...
12.09.2024

Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi

11.09.2024

Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto

10.09.2024

Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)

05.09.2024

E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi