Capa

4 dias para o início da 9ª temporada da Fórmula E: tudo sobre a DS Penske

10.01.2023  |    656 visualizações Formula E Motorsports

Depois de diversos problemas durante a fase Gen2, a Penske se prepara para um novo momento da equipe dentro do Mundial de Carros Elétricos

Sempre que uma marca com grande reconhecimento entra na Fórmula E, obviamente é criada uma expectativa. E é óbvio que com a Penske não foi diferente. Presente no grid da categoria deste o primeiro eprix, a equipe que carrega um dos principais nomes do automobilismo norte-americano, sempre chamou a atenção.

 

Apesar de pertencer a Jay Penske (filho do lendário Roger Penske), nas primeiras temporadas a equipe usou o nome de Dragon Racing. E nos dois primeiros anos, o desempenho foi bom, com duas vitórias do belga Jérôme D’Ambrosio, uma em cada temporada. A expectativa era de evolução e que lutar por títulos poderia ser o futuro. Mas, não foi bem assim.

 

As vitórias cessaram nas temporadas seguintes, onde a Dragon/Penske passou a lutar por posições intermediárias no campeonato. A parceria com a startup Faraday, que parecia promissora, não deu resultados, e só durou a terceira temporada. O time encerrou a fase Gen1 no quarto ano, apenas com um pódio conquistado por Jérôme D’Ambrosio no eprix de Zurique, com 3º lugar.

 

Se a fase anterior não foi das melhores, a fase Gen2 foi um terror para a Dragon/Penske. Na quinta e sexta temporada, a GEOX foi parceira da equipe norte americana, mas novamente o time terminou nas últimas posições. Nem mesmo a contratação de pilotos como Maximilian Guenther e Felipe Nasr, conseguiram ajudar.

 

No sétimo ano, o time passou a se chamar Dragon Penske, e teve um início de temporada animador, quando Nico Mueller foi segundo colocado em Valencia, e com o desempenho do brasileiro Sérgio Sette Câmara nos treinos classificatórios e em eprix anteriores. Mas, internamente, o time passou por uma crise, demitiu alguns profissionais, e a atualização do carro foi um fiasco.

 

A segunda metade da sétima temporada e o último campeonato foram terríveis para a Dragon Penske. O time não teve nenhuma chance, e apesar dos esforços de Sérgio Sette Câmara, que em alguns treinos conseguiu bons resultados, o time anotou apenas dois pontos, justamente com o piloto brasileiro, e terminou na última posição.

 

Uma nova Penske

 

A Era Gen3 é uma nova fase para a Fórmula E, e com certeza absoluta, para a Penske. Com a crise financeira da Techeetah, que teve que se retirar do campeonato, a DS precisava de um novo parceiro, e a equipe norte-americana se tornou o alvo, nascendo dessa união a DS Penske.

 

Não é a toa que a DS Penske tem as cores da antiga DS Techeetah: boa parte da equipe técnica da antiga equipe, foram absorvidos pela Penske. Pela primeira vez na Fórmula E, é possível dizer que a Penske possui uma estrutura que é capaz de entregar um dos melhores carros do grid, se não for o melhor.

 

Além da parceria técnica com a DS, a Penske tem outro trunfo para o sucesso: sua dupla de pilotos, que possui três dos oito títulos da Fórmula E na história. Único bicampeão da história da categoria, títulos que foram conquistados pela antiga Techeetah, o francês Jean-Eric Vergne segue sendo o piloto de confiança da DS na categoria de carros elétricos.

 

JEV (como é chamado o piloto francês) conquistou dois títulos com gerações distintas. Foi o último campeão do Gen1, e o primeiro campeão do Gen2. Agora, com o Gen3, se espera que o bicampeão possa voltar a ser um candidato pelo título.

 

Ao lado de JEV, a DS penske terá o atual campeão Stoffel vandoorne. O piloto belga, que correu os últimos três anos na categoria pela Mercedes, agora terá o desafio de se adaptar a uma nova equipe, e terá ao lado o maior campeão da história da Fórmula E.

 

Não que o último fato o assuste: Vandoorne correu ano passado ao lado de Nyck de Vries, que era o atual campeão do mundial de carros elétricos. Portanto, desafiar campeões não é exatamente uma tarefa desconhecida por ele.

 

Nos testes de pré-temporada realizados em Valencia em dezembro do ano passado, os carros da DS Penske tiveram um bom desempenho, ficando no top-6 em quase todas as sessões, principalmente com Vandoorne. O carro teve um bom ritmo e confiabilidade, mas todos sabem que o verdadeiro teste será no dia 14 de janeiro na Cidade do México.

 

Nome da equipe: DS Penske

País de Origem: Estados Unidos

Sede: Los Angeles, Estados Unidos

Corridas disputadas: 100 eprix

Vitórias: 2

Pódios: 10

Pole Positions: 3

 

Nome do Piloto: Stoffel Vandoorne

País: Bélgica

Número do carro: 1

Idade: 30 anos

Corridas disputadas: 55 eprix

Títulos: 1 (8ª temporada)

Vitórias: 3

Pódios: 15

Pole Positions: 7

Pontos totais na Fórmula E: 417 pontos

Voltas rápidas: 3

Voltas na liderança: 115

 

Nome do piloto: Jean-Eric Vergne

País: França

Número do carro: 25

Idade: 32 anos

Corridas disputadas: 98 eprix

Títulos: 2 (4ª e 5ª temporada – único bicampeão da categoria)

Vitórias: 10

Pódios: 30

Pole Positions: 15

Pontos totais na Fórmula E: 887 pontos

Voltas Rápidas: 4

Voltas na liderança: 446 voltas

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net

+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579

www.onboardsports.net

 

Leia também...
12.09.2024

Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi

11.09.2024

Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto

10.09.2024

Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)

05.09.2024

E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi