Desde que ingressou na Fórmula E, a Jaguar Racing vive a expectativa de ser protagonista e coroar todo o seu empenho com um título mundial, seja de pilotos ou equipes. Se entre as equipes o time britânico não teve muitas chances, foi possível sonhar no de pilotos, mas não aconteceu...
A Jaguar ingressou na Fórmula E na terceira temporada, com uma ambição em mente: se tornar uma das principais equipes na categoria de carros elétricos. Depois de um primeiro ano sem grandes resultados, o time ousou para o quarto ano e trouxe ninguém menos do que o primeiro campeão da história da competição: o brasileiro Nelsinho Piquet.
Porém, quem realmente conquistou o primeiro pódio do time foi o neozelandês Mitch Evans, que terminou o campeonato na frente do brasileiro. No ano seguinte, enquanto Evans colocou a Jaguar no degrau mais alto do pódio pela primeira vez, Nelsinho Piquet acabou saindo do time na metade do campeonato.
Para o sexto ano, Evans prosseguiu no time e teve como companheiro o britânico James Calado. Novamente os principais resultados foram conquistados com o piloto neozelandês, que novamente conseguiu uma vitória e até chegou no Festival de Berlim na vice-liderança do campeonato, mas não teve chances de disputar o título em Berlim contra Antonio Félix da Costa e a DS Techeetah.
Na sétima temporada, a Jaguar formou uma dupla que prometia dar medo aos adversários: Sam Bird chegou para correr ao lado de Mitch Evans. Com isso, a expectativa não era só lutar pelo título do campeonato de pilotos, e sim, também lutar pelo campeonato de equipes.
O começo foi animador: Sam Bird venceu na segunda corrida da temporada, Evans conquistou alguns pódios e ambos chegaram a liderar em algum momento o campeonato. A Jaguar também chegou a liderar entre as equipes. Mas na segunda metade do ano, a equipe britânica não conseguiu manter o desempenho e a festa foi da Mercedes e de Nyck de Vries.
Na temporada passada, a Jaguar conquistou quatro vitórias, um recorde na história da equipe na Fórmula E. Todas as quatro foram conquistadas por Mitch Evans, o que garantiu ao neozelandês o vice-campeonato. Mas outra vez, a festa foi da Mercedes, e desta vez com Stoffel Vandoorne.
Chega de vice, hora de ser campeão
A Jaguar chega a nona temporada e início da Era Gen3, acreditando que finalmente chegou o seu momento de brilhar na Fórmula E e conquistar o tão sonhado título. O time foi um dos primeiros a fechar com a categoria a sua presença durante a fase Gen3.
Além disso, a Jaguar manteve sua dupla de pilotos. Mitch Evans vem de sua melhor temporada, com quatro vitórias, e é um dos pilotos favoritos ao título desta temporada.
O neozelandês está em um grande momento da carreira, e se a Jaguar conseguir lhe entregar um carro com condições de lutar por vitórias, será difícil segurá-lo.
Por sua vez, Sam Bird teve na temporada passada uma de suas piores na Fórmula E (se não for a pior). Presente no grid desde a primeira temporada, o piloto britânico pela primeira vez ficou sem vencer uma etapa.
Experiente, Bird sabe que agora é preciso colocar a cabeça no lugar, afinal de contas, é um novo começo de campeonato e agora, sem as Mercedes como adversárias, pode ser a grande chance dele e da Jaguar em conquistar o tão cobiçado título.
Nos testes de pré-temporada em Valência, a Jaguar não chamou muita atenção e teve um desempenho razoável. De qualquer forma, a equipe nunca foi do tipo que dominava sessões de treinos de pré-temporada, portanto, isso não é uma preocupação para o time britânico.
Nome da equipe: Jaguar Racing
País de Origem: Reino Unido
Sede: Coventry, Reino Unido
Corridas disputadas: 79 eprix
Vitórias: 8
Pódios: 21
Pole Positions: 4
Nome do Piloto: Mitch Evans
País: Nova Zelândia
Número do carro: 9
Idade: 28 anos
Corridas disputadas: 79 eprix
Vitórias: 6
Pódios: 18
Pole Positions: 3
Pontos totais na Fórmula E: 536 pontos
Voltas rápidas: 6
Voltas na liderança: 164
Nome do piloto: Sam Bird
País: Reino Unido
Número do carro: 10
Idade: 36 anos
Corridas disputadas: 98 eprix
Vitórias: 11
Pódios:22
Pole Positions: 6
Pontos totais na Fórmula E: 742 pontos
Voltas Rápidas: 7
Voltas na liderança: 261 voltas
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