Capa

9 dias para o início da 9ª temporada da Fórmula E: tudo sobre a Mahindra

05.01.2023  |    977 visualizações Formula E Motorsports

Com uma nova dupla de pilotos, equipe indiana busca uma nova fase com a chegada da Era Gen3

Considerada por muitos fãs da Fórmula E um dos times mais simpáticos do grid, a Mahindra Racing é uma das pioneiras na categoria, marcando presença na competição desde o primeiro eprix. O time indiano teve altos e baixos durante as oito temporadas e agora, busca cravar seu lugar no topo.

 

Na primeira temporada, a Mahindra sequer conseguiu um pódio. Mesmo com uma dupla formada por pilotos com passagem na Fórmula 1 (o alemão Nick Heidfeld e o brasileiro Bruno Senna), foi um ano sem grandes resultados.

 

A partir do segundo ano, a Mahindra começou a figurar nos pódios. O primeiro deles com Bruno Senna no final da temporada, com um segundo lugar (curiosamente, o vencedor foi Nicolas Prost, filho do grande rival do tio de Bruno na Fórmula 1). E no campeonato seguinte, veio a primeira vitória, com o sueco Félix Rosenqvist, que assumiu o lugar do brasileiro no time e terminou em terceiro no campeonato.

 

Após o terceiro lugar no campeonato de equipes na terceira temporada, a expectativa para o ano seguinte eram altas, principalmente por conta das duas vitórias consecutivas de Félix Rosenqvist no começo na primeira metade. Mas, a segunda metade foi muito abaixo do esperado pelo time indiano e além de ficar de fora da disputa do título pelo campeonato de pilotos, o time terminou apenas em quarto lugar entre as equipes.

 

A Era Gen2 foi menos gloriosa para a Mahindra. Na quinta temporada, saíram Rosenqvist e Heidfeld, chegaram Jérôme D’Ambrosio e Pascal Wehrlein. D’Ambrosio até chegou a vencer uma prova, mas novamente o time indiano não conseguiu ter grandes chances non campeonato. No ano seguinte, foi ainda pior: nenhum pódio conquistado.

 

No sétimo ano, a Mahindra até teve uma vitória com Alex Lynn, mas outra vez foi mera coadjuvante na competição, assim como na oitava temporada, onde conseguiu apenas um segundo lugar com Oliver Rowland na corrida 1 em Seul. Agora, depois de tantos “quases” e frustrações, mudanças estão acontecendo no time indiano...

 

Hora de lutar pelo título?

 

A Mahindra foi uma das primeiras equipes a garantir a sua presença na Era Gen3, a terceira geração de carros elétricos da Fórmula E. E o time indiano fez grandes mudanças para que nessa nova era da categoria, o tão sonhado título possa se tornar realidade.

 

A primeira mudança foi a saída de Dilbagh Gill após oito anos a frente do time. O simpático chefe indiano deixou a Mahindra e foi substituído por Fréderic Bertrand, que antes de assumir a equipe, era diretor da Fórmula E junto a FIA.

 

No cockpit da Mahindra, também aconteceu mudanças. Alexander Sims deixa a Fórmula E, e para o seu lugar na equipe indiana chegou o brasileiro Lucas di Grassi. Campeão da terceira temporada e único piloto do grid que participou dos 100 eprix já disputados na história da categoria, a experiência de Di Grassi pode ser a chave para a evolução do time.

 

O companheiro de Di Grassi será o britânico Oliver Rowland, que já havia disputado a temporada passada na Mahindra. Considerado um piloto rápido, principalmente nas sessões de treinos, Rowland é visto como o parceiro ideal para Di Grassi na categoria, aliando experiência e velocidade a uma equipe que sonha com a chance de chegar ao topo.

 

Nos testes de Valência em dezembro, a Mahindra oscilou bastante. Em algumas sessões, Rowland conseguiu ter um bom ritmo e até andou próximo dos líderes, enquanto Di Grassi ficou próximo de seu companheiro de equipe. Mas, em alguns momentos, ficou claro que o time indiano ainda tem muito a melhorar.

 

De qualquer forma, com a dupla de pilotos que possui e por ser uma equipe fabricante, ninguém duvida que a Mahindra ainda tem muito a evoluir durante o campeonato, e quem sabe, se tornar candidata ao título.

 

Nome da equipe: Mahindra Racing

País de Origem: Índia

Sede: Banbury, Reino Unido

Corridas disputadas: 100 eprix

Vitórias: 5

Pódios: 23

Pole Positions: 9

 

Nome do Piloto: Lucas di Grassi

País: Brasil

Número do carro: 11

Idade: 38 anos

Corridas disputadas: 100 eprix

Títulos conquistados: 1 (na 3ª temporada)

Vitórias: 13

Pódios: 39

Pole Positions: 3

Pontos totais na Fórmula E: 1009 pontos

Voltas rápidas: 12

Voltas na liderança: 348

 

Nome do piloto: Oliver Rowland

País: Reino Unido

Número do carro: 8

Idade: 30 anos

Corridas disputadas: 56 eprix

Vitórias: 1

Pódios: 6

Pole Positions: 5

Pontos totais na Fórmula E: 263 pontos

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net

+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579

www.onboardsports.net

Leia também...
12.09.2024

Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi

11.09.2024

Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto

10.09.2024

Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)

05.09.2024

E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi