A CBVela - Confederação Brasileira de Vela anunciou nesta quinta-feira (29) a convocação dos atletas para a disputa do Mundial de Vela da World Sailing, que será disputado de 8 a 20 de agosto de 2023, em Haia, na Holanda. Foram chamados 25 velejadores divididos entre as classes que estão no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Os nomes foram definidos por critérios técnicos e pelo ranking internacional para cada categoria de barco. Em caso de vagas adicionais, as mesmas serão distribuídas de acordo com o posicionamento das Equipes Brasileiras na classificação mundial.
O Mundial de Haia distribuirá as primeiras 107 vagas para Paris 2024. Na sequência, as vagas serão preenchidas nos mundiais de cada classe, bem como os Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile 2023.
O grupo no Mundial de todas as classes será liderado pela bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze na 49erFX, que ficaram em quarto lugar na última edição, disputada em Aarhus, na Dinamarca, em 2018. A Equipe Brasileira de Vela conta também com os atletas da 49er Marco Grael e Gabriel Borges e Tiago Quevedo e Brenno Kneipp.
Na ILCA 7, Bruno Fontes volta a ser chamado e terá o brasileiro Felipe Fraquelli, integrante da Vela Jovem nacional. Na ILCA 6, Gabriella Kidd foi convocada para o Mundial de Haia. Os representantes da 470 contam com duas medalhistas olímpicas de Pequim 2008, que são Fernanda Oliveira e Isabel Swan.
A classe, que passa a ser mista para Paris 2024, terá Rodrigo Duarte e Ana Barbachan como dupla principal pelo ranking, seguidos por Henrique Haddad e Isabel Swan, e Fernanda Oliveira e Rodolfo Striebel.
A NACRA 17, também categoria mista, terá João Bulhões e Marina Arndt e Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino Sá entre os convocados. Já nas novas classes olímpicas, que são IQFoil e Fórmula Kite, os nomes são Mateus Isaac, Giovanna Prada e Bruna Martinelli nas pranchas IQFoil e Bruno Lobo, Lucas Fonseca e Socorro dos Reis nas pipas de kitesurfe.
''A vela brasileira se prepara muito bem para os Jogos de Paris 2024, bem como grandes eventos de ponta da modalidade. O Mundial da Holanda é um deles. Parte da equipe estará também no evento teste na raia francesa de Marselha no ano que vem, um evento super importante para nós. A meta é ter a melhor participação possível e a conquista de medalhas'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
O grupo também conta com atletas da Vela Jovem, que disputaram eventos como o Mundial da Juventude e Jogos Sul-Americanos. Entre os atletas estão Giovanna Prada, Lucas Fonseca, Marina Arndt e Felipe Fraquelli.
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata