O perfil oficial do Regras de Regata, idealizado pelo juiz internacional Ricardo Lobato, divulgou os vencedores da primeira edição do prêmio Melhores da Vela Brasileira. Os destaques foram escolhidos por votação online por mais de 1.400 pessoas. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (14).
Foram sete premiações relacionadas ao universo das regatas no Brasil e no exterior. Os melhores velejadores por gênero foram os campeões mundiais de Snipe Xandi Paradeda e Gabriel Kieling, no masculino, e Juliana Duque, no feminino.
A Equipe Brasileira de Vela no Mundial de Snipe, disputado em agosto, em Cascais, Portugal, recebeu o prêmio de melhor time, superando o SSL Team Brazil na Gold Cup. O Snipe também ganhou o prêmio de melhor classe dividindo a mesma votação com a Optimist, categoria de introdução à vela.
Entre os jovens velejadores, a destaque foi Joana Freitas, melhor colocada do Brasil no mundial de Optimist de Bodrum, na Turquia, com o terceiro lugar entre as meninas. No masculino, o escolhido pela votação popular foi o campeão sul-americano Arthur Back, também do Op.
O velejador mais valioso foi o bicampeão olímpico Torben Grael, que superou André Fonseca e Maurício Santa Cruz, segundo e terceiro lugares, respectivamente. E entre a mídia esportiva, o Regras de Regata levou a maior votação.
O evento de destaque da temporada foi a Regata Internacional Recife Noronha, também conhecida como Refeno, promovida pelo Cabanga Iate Clube. A prova de 300 milhas náuticas foi realizada em setembro com 81 veleiros e mais de 650 participantes. Em segundo lugar ficou o Sul-Americano de Optimist no Iate Clube do Rio de Janeiro.
''Sempre acompanho as homenagens de final de ano e vi que tínhamos uma grande lacuna por aqui. Acompanhei de perto no Instagram o que rolou no ano. A indicação dos melhores veio com a revisão dos posts. Procurei manter o foco nas regatas'', disse Ricardo Lobato.
''Foram 1451 votos em 4 dias. Não imaginava um retorno tão rápido! O mais importante foi a qualificação dos participantes. Quem entende de vela votou!''.
Link da Live -- https://youtu.be/y-7rokSZM5A
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata