Nesta quinta-feira (15) foram realizadas na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), as últimas regatas para definir a classificação dos finalistas do Campeonato Brasileiro de Vela 2022. E os classificados para as finais foram as classes J70 de Renato Cunha, 470 de Luisa Gandolpho, Snipe de Juliana Duque e J24 de Caio Bailly. Foram disputadas três regatas no período da tarde para a flotilha.
As finais do Campeonato Brasileiro de Vela 2022 terão três regatas envolvendo as quatro equipes finalistas. As largadas estão previstas para 13h desta sexta-feira (16).
A Confederação Brasileira de Vela - CBVela, organizadora do evento, forneceu os veleiros J24 para as equipes. Os barcos são iguais para todos os times, o que garante que o campeão saia pela habilidade dos atletas.
''Os barcos cedidos pela Escola Naval são iguais para todos e a maioria das regulagens é a gente que faz e entrega o veleiro para as equipes. O formato é usado no mundo e vamos fazer mais campeonatos como esse. Os velejadores adoram esse estilo'', disse Walter Boddener, gerente de eventos da CBVela.
Participaram representantes das classes 49er, 470, Dingue, GVEN, J24, J70, Ranger 22 e Snipe. A forma de disputa foi uma série eliminatória em grupos, semifinal e final. O campeão receberá o troféu Eduardo Souza Ramos, em homenagem a um dos maiores nomes da modalidade.
O evento tem como objetivo definir o timoneiro campeão nacional de cada temporada. Cada classe olímpica e pan-americana escolheu seu capitão, que por sua vez montou sua equipe para correr as regatas em estilo match, num cenário parecido com a SSL Gold Cup.
Finalistas
1º - Renato Cunha - J70
2º - Luisa Gandolpho - 470
3º - Juliana Duque - Snipe
4º - Caio Bailly - J24
A organização é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e Marina da Glória.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata
Nicolas Bernal lidera equipe ao lado de Bernardo Peixoto, Bruna Patrício, Zion Faria e Marcos Arndt.