Capa

Sul-Americano de J70 tem final acirrado em Porto Alegre (RS)

13.12.2022  |    564 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Campeonato Sul-Americano de J70 foi vencido pelo barco Tô Nessa

O Campeonato Sul-Americano de J70 terminou no fim de semana no Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS). A competição teve ao todo 14 barcos e 11 regatas disputadas. Os brasileiros marcaram o evento colocando nove veleiros no Top 10. Participaram também três tripulações argentinas e duas uruguaias.

O Sul-Americano de J70 foi vencido pelo veleiro Tô Nessa, capitaneado por Renato Cunha e com Marco Grael, Kadja Brandão, Felipe Fraquelli e André Fonseca a bordo. O Viking de Haroldo Solberg, Geison Mendes, Mário Tinoco e Gabriel Silva terminou em segundo, seguido no pódio pelo Malcriado de Silvio Morelli, Samuel Albrecht, Gustavo Thiesen e Rodolfo Streibel.

Na divisão Corinthian, formada por atletas não profissionais o melhor desempenho foi do Bossa Nova com Marcos Pinto Ribeiro, Tiago Quevedo, Breno Kneipp, Ian Paim e Geórgia Rodrigues.

''O campeonato foi bem desafiador. Nós já tivemos um Brasileiro anterior, que serviu bem para treino. No nosso caso fizemos alguns campeonatos internacionais, que nos ajudaram muito. Conseguimos acertar bem os ponteiros, conhecer bem a raia e integrar a equipe. Fomos com foco total para o Sul-Americano, não tivemos nenhum dia de folga''.

''Treinamos todos os dias que antecederam o Sul-Americano. Por isso, o gostinho foi especial. Tínhamos os melhores velejadores do Brasil'', contou Kadja Brandão, do Tô Nessa.

A maior parte dos melhores velejadores do Brasil estava na raia. Quase todas as regatas foram com vento forte. ''Quando a gente ganha a energia é diferente. Muito feliz pela equipe e pelo título, principalmente, pelas vagas no Mundial. Porque, ganhando, se der tudo certo, temos três anos de vagas para o Campeonato Mundial da classe'', completou Kadja Brandão.

O próximo Sul-Americano de J70 será em dezembro de 2023, na Argentina. O Campeonato de 2022 teve apoio da Quantum Sail, Velo Sailing & Ropes. O evento faz parte da programação dos 250 anos da cidade de Porto Alegre (RS).

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 

Leia também...
07.01.2025

Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist

14.12.2024

Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros

11.12.2024

Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU

08.12.2024

Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata