A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Vela teve início nesta quarta-feira (14), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). Velejadores de oito classes escolheram seus tripulantes para disputar as regatas barco contra barco até a próxima sexta-feira (16) nas raias da Baía de Guanabara.
A Confederação Brasileira de Vela - CBVela, organizadora do evento, forneceu os veleiros J24 para as equipes. Os barcos são iguais para todos os times, o que garante que o campeão saia pela habilidade dos atletas.
As classes 49er, 470, Dingue, GVEN, J24, J70, Ranger 22 e Snipe mandaram representantes para o Campeonato Brasileiro de Vela. Das oito equipes, quatro têm representantes mulheres. Destaque para Juliana Duque, campeã brasileira e bi mundial de Snipe, além de representantes da vela jovem como Luísa Gandolpho e Rafael Sales.
''É preciso enaltecer o número de velejadoras mulheres envolvidas com o campeonato. Cada vez mais as atletas estão buscando seu espaço e nosso papel é incentivar. Esse número é muito relevante para a vela feminina'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
A forma de disputa terá série eliminatória em grupos, semifinal e final. Cada equipe deverá disputar pelo menos quatro regatas na fase eliminatória. O campeão receberá o troféu Eduardo Souza Ramos, em homenagem a um dos maiores nomes da modalidade.
O evento tem como objetivo definir o timoneiro campeão nacional de cada temporada. Cada classe olímpica e pan-americana escolheu seu capitão, que por sua vez montou sua equipe para correr as regatas em estilo match, num cenário parecido com a SSL Gold Cup.
Comandantes
Luisa Gandolpho - 470
Eduardo Mendes - Ranger 22
Renato Cunha - J70
Luiz Freire - GVEN
Caio Bailly - J24
Juliana Duque - Snipe
Rafaela Sales - 49er
Karla Luz - Dingue
A organização é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e Marina da Glória.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)