A etapa de Fortaleza do Ironman Brasil, realizada no domingo (6) com a participação de atletas de 22 países, contou também com a experiência técnica da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Três treinadores do projeto atuaram como árbitros na prova de sábado, voltada para as crianças, e na disputa principal dos triatletas de elite. A competição valia vaga para o Mundial de Ironman 70.3 de 2023, na Finlândia.
Com vasta experiência técnica, Giovanni Morano, do núcleo Aquiraz, Isabelle Ribeiro, de Caucaia, e Rafael Costa, de Maracanaú, foram convocados para fazer a arbitragem. No sábado (5), eles viveram a emoção dupla de ver seus pupilos da Escolinha competindo e cuidar das áreas de transição. No domingo (6), a responsabilidade era apitar a prova.
"Eu já tinha participado de outras edições no passado, então tive que relembrar algumas regras na prática do dia a dia. O Ironman tem algumas regras específicas. Mas deu pra adaptar muito tranquilamente. Fiquei como árbitro de ciclismo, controlando o percurso e aplicando possíveis penalidades aos atletas", conta o professor Rafael Costa, de Maracanaú. "Com relação ao Ironkids, a participação da Escolinha de Triathlon está denotando a renovação do esporte, uma vez que o triathlon perpassa pelos domínios das assessorias esportivas e o grande objetivo da escolinha está sendo concretizado no fomento dessa modalidade, sobretudo para iniciantes e pessoas com baixo índice de desenvolvimento humano e vulnerabilidades sociais."
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Maracanaú, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará, apoio do Instituto Lucimário Caitano e do Centro Pedagógico Cecília Meireles. O projeto tem patrocínio de Vestas, Gerdau, Instituto Aço Cearense, Cerbras e iByte.
Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões
------------
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Juliana Leite
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net
Treinamentos do início da temporada são adaptados para respeitar o desenvolvimento físico da garotada
Projeto mudou a realidade de jovens da cidade cearense, levando a modalidade olímpica a alunos da rede pública de ensino
Durante o mês das crianças, programação do projeto inclui brincadeiras e danças típicas para transmitir às crianças a tradição local
Alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões representaram o eixo "Escola, Projetos Sociais e Comunidade"