O ano já está perto do final, mas o calendário da vela ainda tem um importante compromisso no início de dezembro. Entre os dias 12 e 16 será realizado no Rio de Janeiro (RJ), a primeira edição Campeonato Brasileiro de Vela, que terá sede na Marina da Glória, palco das regatas olímpicas de 2016.
O evento tem como objetivo definir o timoneiro campeão nacional de cada temporada. Cada classe olímpica e pan-americana escolherá seu capitão, que por sua vez montará sua equipe para correr as regatas em estilo match, num cenário parecido com a SSL Gold Cup. As provas terão eliminatórias, semifinais e finais. Os barcos serão os J24 iguais cedidos pela CBVela.
A forma de disputa terá série eliminatória em grupos, semifinal e final. Cada equipe deverá disputar pelo menos quatro regatas na fase eliminatória. O campeão receberá o troféu Eduardo Souza Ramos, em homenagem a um dos maiores nomes da modalidade.
''Nosso objetivo é coroar o campeão ou a campeã brasileira de 2022, o melhor velejador(a) da temporada. A vela olímpica está mudando para desenvolver novos formatos e uma regata mais próxima de ter semifinais, finais tem se desenvolvido, diferente dos pontos corridos, usualmente aplicado'', disse Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.
A competição será aberta aos competidores campeões brasileiros do ano de 2021/2022 indicados pelas Classes reconhecidas pela CBVela, além de atletas da Equipe Principal do Brasil de 2022 e pelos medalhistas olímpicos do país.
Os velejadores poderão organizar a tripulação com até cinco atletas, sendo que pelo menos dois devem ser do mesmo sexo.
A organização é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e Marina da Glória.
Programação do I Campeonato Brasileiro de Vela
12/12 – Segunda-feira
10h às 17h – Inscrições
13h – Treino Livre
18h – Reunião de comandantes (obrigatória) e sorteio dos barcos
13/12 – Terça-feira
12h – Regatas Eliminatórias
14/12 – Quarta-feira
11h – Regatas Eliminatórias
15/12 – Quinta-feira
11h – Regatas Eliminatórias e semifinais
16/12 – Sexta-feira
11h – Regatas semifinais e finais
18h – Cerimônia de premiação
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)