Bicampeã olímpica na classe 49erFX ao lado de Kahena Kunze, Martine Grael é uma das grandes atrações do 53º Circuito Rio, no "quintal de casa" da velejadora. A competição dura quatro dias e chega ao fim nesta terça-feira (15), feriado nacional. As regatas passam por diferentes pontos da cidade e da Região Metropolitana, como Barra da Tijuca, Baía de Guanabara e Niterói.
Martine está a bordo do Danadão, barco 100% feminino. A equipe conta com outras velejadoras em campanha olímpica para Paris 2024, como Gabriela Nicolino, Gabriela Kidd, Mariana Ardnt, além da campeã mundial na classe Snipe Mila Beckerath. O time tem ainda Luciana Kopschitz, Isadora Dal Ri e Alice Brandão.
Martine destaca a visibilidade do campeonato de vela oceânica, em um momento de descanso da preparação na classe olímpica 49erXF. O barco no Circuito Rio é um HPE30 e, curiosamente, foi emprestado por uma equipe masculina.
"É sempre bom correr com as meninas, que sempre me divertem muito. É importante a gente participar da vela nacional e também trazer outras meninas para a vela de competição. Isso é importante para elas também", destaca Martine.
A niteroiense de 31 anos "nasceu" inserida no universo do esporte e é filha de Torben Grael, um dos maiores da história do esporte. Além de bicampeã olímpica, ela tem ainda Pan-Americano e Mundial no currículo, também por esta categoria.
"Eu me divirto muito por poder correr com a Gabi e a Marina, que são compadres de vela olímpica. Estão aí na luta junto comigo - completa Grael.