Capa

Brasileiros da Fórmula Kite conquistam vaga nos Jogos Pan-Americanos 2023

13.11.2022  |    342 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis confirmam vaga do país na próxima edição do Pan, que será em Santiago do Chile

Encerrou com trio de brasileiros no pódio o campeonato Pan-Americano de Formula Kite, realizado até este domingo (13) em São Luís (MA). O maranhense Bruno Lobo (29) foi o melhor colocado da disputa entre todos os participantes do continente americano na categoria masculina. Já na categoria feminina, a melhor das Américas é a piauiense Socorro Reis. O também maranhense Lucas Fonseca (17) ficou em terceiro lugar.

O segundo lugar do campeonato na categoria masculina ficou com Tiger Tyson, de Antigua e Barbuda. Já na categoria feminina , a terceira colocada foi Maria Lizeth Rojas (Colômbia). Em segundo lugar ficou Catalina Turienzo (Argentina).

O atleta Bruno Lobo comemorou o pódio, que lhe garante também a classificação para o campeonato Pan-Americano de de Formula Kite de 2023, que será realizado em Santiago, no Chile. O evento é mais uma etapa no sonho do brasileiro de representar o país nos Jogos Olímpicos de Paris.

“Agora, é manter o foco com o objetivo do Chile no ano que vem e das Olimpíadas. Para mim, que ajudei a começar este esporte aqui no Maranhão, é motivo de muita alegria conquistar esse título em casa”, comemorou Lobo.

Quem também já está de olho na próxima temporada é Socorro Reis. “Estou muito feliz, consegui um título inédito para mim. Vou focar para melhorar ainda mais, o próximo ano vai ser de muitos desafios. Estou animada porque vou poder representar o Brasil no Chile ano que vem”, disse.

Internacional

Foi a primeira vez que o Brasil sediou o evento. A abertura oficial do campeonato foi realizada na terça-feira (8), com o início das regatas no dia seguinte. Para Rogério Luna, organizador local do campeonato, ter São Luís como sede vai ajudar a abrir portas para o Maranhão e o Brasil. “Foram dias maravilhosos, em que o sol e o vento colaboraram para que pudéssemos fazer um excelente campeonato. Os atletas estavam muito felizes de estar aqui e encontraram condições excelentes para a competição e a prática do kitesurf como um todo”, pontuou ele.

Na categoria Open, que engloba os participantes de todas as nacionalidades, o vencedor entre os homens foi Max Maeder (15) de Singapura, com o segundo lugar ficando para Martin Dolenc da Croácia. Bruno Lobo também conquistou o pódio nessa categoria: ficou com o terceiro lugar geral.

Entre as mulheres, a vencedora da modalidade open foi Lauriane Nolot. Em segundo lugar, ficou Jemima Crathorne (Reino Unido) e Sofia Tomasoni (Itália).

Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)