A terceira campanha olímpica de Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49erFX promete novos e grandes desafios. A dupla bicampeã olímpica enfrentou cenários distintos nas conquistas dos ouros nos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020. Desta vez, a disputa da vela em Paris 2024 acontecerá na raia de Marselha, que elas pretendem desvendar aos poucos até lá.
O palco, localizado a 700km da capital francesa, é conhecido pelos ventos mistrais que, com sua força, podem oferecer tanto benefícios quanto riscos para os velejadores. Mais experientes e estratégicas no planejamento de sua preparação, as brasileiras sabem que a adaptação à raia tende a ser um diferencial.
"Grande parte da preparação para os Jogos Olímpicos inclui alcançar um ritmo de crescimento nivelado ou superior ao das principais adversárias. Por isso, a gente procura correr campeonatos e fazer treinamentos fora do Brasil, ficar perto das duplas e acompanhar a evolução delas. Paralelamente, a gente quer aperfeiçoar técnicas que nos favoreçam na raia de Marselha", conta Martine Grael.
No planejamento para 2023, a atletas desejam buscar locais desafiadores para treinamentos, com o objetivo de sair da zona de conforto. Um deles é a própria raia de Marselha, cidade que sediou o primeiro Mundial de 49erFX da dupla, em 2013. Na ocasião, as brasileiras se sagraram vice-campeãs, em condições de vento adversas.
"Eu lembro que a gente não conseguia nem arribar o barco", conta Kahena, em referência à manobra que consiste em afastar a proa da linha do vento.
"Ainda temos de descobrir um pouco melhor como é o vento lá. Mas em geral, tem sempre um vento mistral, que é mais forte e vem de uma direção que, dependendo da raia em que você estiver, as ondas são bem complicadas de encarar. Isso para o tipo de barco em que a gente veleja é bem decisivo na regata. No ano que vem, queremos passar o máximo de tempo lá para ir colhendo informações", diz Kahena.
Em setembro, Martine e Kahena terminaram o Campeonato Mundial de 49erFX em sétimo lugar, em Nova Escócia, no Canadá. Foi o último compromisso da parceria em 2022. Em julho, elas se sagraram campeãs do Europeu da classe, em Aarhus, na Dinamarca.
Mesmo fora do pódio no compromisso mais recente, as atletas acreditam que estão no caminho certo para o ano que se aproxima. Elas, que já estiveram no pódio do Mundial em cinco ocasiões, aproveitaram a reta final do ano para realizar um período de treinos em Vilamoura, em Portugal, base europeia da vela brasileira para Paris 2024.
Dentre diversos compromissos na Europa em 2023, como o Troféu Princesa Sofia, na Espanha, e a Semana de Hyéres, na França, ambas em maio, elas pretendem realizar um período de treinos em Marselha, no mês de julho.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez e Jonas Moura
flavio@onboardsports.net / jonas@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
Em preparação para Paris 2024, bicampeãs olímpicas mostram poder de recuperação e se mantêm entre as melhores do mundo
Campeãs mundiais em 2014 encaram o primeiro grande desafio de 2024, entre os dias 5 e 10 de março
Bicampeãs olímpicas estão em Lanzarote, na Espanha, em período de treinamentos com foco no Campeonato Mundial, que acontecerá entre 4 e 10 de março
Competição nas Ilhas Canárias reunirá a elite da classe 49erFX entre os dias 4 e 10 de março, em esquenta para Paris 2024