Depois de Araruama (RJ) e Arraial do Cabo (RJ) receberem grandes eventos da vela brasileira, chegou a vez de Búzios (RJ), cidade também localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, sediar uma competição da modalidade. Entre os dias 4 e 6 de novembro, o Búzios Vela Clube e a Praia de Manguinhos receberão o I Festival de Vela de Búzios, com organização da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios e o vereador Gugu de Nair.
Na disputa, uma grande variedade de barcos e classes serão vistas nas regatas. Estão confirmadas as participações das classes Wingfoil, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Hobie Cat Wave, Dingue, ILCA, Daysailer, Optimist, Flash 165, Batera Búzios, Windsurf Open (equipamento liberado) e Bico de proa.
Para todas as classes convidadas o evento consistirá em uma série única com 6 regatas programadas: três no sábado (5) e três no domingo (6). As inscrições para velejadores estão abertas até o dia 4, sexta-feira, no link: https://forms.gle/j1zAwgDKB2C6dD789
''Búzios é um dos locais mais propícios para a prática da vela no país. O local recebe velejadores de todo o mundo e tem estrutura para a modalidade. O envolvimento da comunidade local, poder público e iniciativa privada nesse evento mostra a força da vela na região'', afirma Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
A organização do evento tem a expectativa de que cerca de 150 atletas participem do Festival. Entre os confirmados, está o multicampeão do Windsurf, Ricardo Winicki, o Bimba, que competirá na classe Wingfoil.
Com participação em Jogos Pan-Americanos e nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, o experiente velejador fomenta a prática da vela em Búzios com a Escola Bimba Windsurf/Kite/WingFoil, uma das apoiadoras da competição.
“Búzios nessa época do ano pode ter tanto ventos fracos, quanto ventos fortes. A grande característica do local é essa variação climática, então podemos esperar qualquer coisa, desde um dia de ventos fraquíssimos, que a gente nem consiga realizar as regatas, até um dia com regatas excelentes, com 30 nós de vento. Por ser um Festival e não um campeonato oficial, como Brasileiro, Carioca ou Sul-Americano, teremos muitas pessoas que nunca competiram participando pela primeira vez de um evento oficial, o que é muito positivo!”, analisa Bimba, competidor confirmado na Wingfoil.
Em 2022, a CBVela já realizou em parceria com prefeituras e secretarias de esporte e turismo locais, festivais de vela de diferentes classes em Araruama (RJ), Arraial do Cabo (RJ) e Caraguatatuba (SP). O objetivo da entidade é fomentar a prática da vela fora dos grandes centros tradicionais.
Em Armação dos Búzios, a ideia é a mesma: tornar o local referência para velejar, estimular o esporte entre os jovens da região e encontrar novos talentos brasileiros, que podem desenvolver uma carreira profissional na modalidade.
“A nossa expectativa é grande, no passado já tivemos muitos eventos aqui e nós queremos resgatar isso, trazer de volta a vela para Búzios, que a região se torne a capital da modalidade no estado do Rio de Janeiro e quem sabe do Brasil”, diz Gugu Braga, Secretário de Esportes de Armação dos Búzios.
“O Festival de Vela em Búzios é um evento de grande importância para a nossa cidade. Esse tipo de festival fomenta o turismo e gera valor não só para o município, mas também para o próprio evento em si, que serve também de inspiração para quem deseja praticar essa modalidade esportiva, especialmente as crianças e jovens da região”, afirma o vereador de Búzios, Gugu de Nair.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata