Capa

CBVela amplia mapeamento da vela feminina

26.10.2022  |    605 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Velejadoras e mulheres envolvidas com a vela de todo o Brasil podem participar do mapeamento

Em busca de igualdade e ampliar as ações para as mulheres no esporte, a CBVela - Confederação Brasileira de Vela abre nova fase de atualização do cadastro das velejadoras. Um dos principais motivos para a ação é mapear a participação feminina e também desenvolver atividades de fomento na modalidade.

O objetivo do mapeamento é tornar a cultura náutica um universo livre de desigualdade de gênero, onde a presença de mulheres seja tão habitual e respeitosa quanto a de homens.

Além das competidoras, a iniciativa da CBVela é conhecer todas as dirigentes, profissionais de regatas, como árbitros e juízes de todas regiões, treinadoras, gestão e organização de campeonatos e festivais.

A Confederação Brasileira de Vela criou a área de desenvolvimento para a vela feminina. A diretoria feminina é comandada por Ligia Becker, que tem Martha Rocha como gestora esportiva e Maria Hackerott como treinadora.

''É muito importante que velejadoras, dirigentes e mulheres envolvidas com a vela, como juízas e gerentes de regata, preencham para sabermos quais são as mulheres que participam da modalidade para entender as demandas e ações para o ano que vem'', destacou a treinadora Maria Hackerott.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, por exemplo, já igualaram o número de participação masculina e feminina  A CBVela classifica como fundamental importante ter várias ações voltadas às mulheres no esporte, principalmente para diálogos e trabalhos em conjunto. 

Para participar, é necessário preencher o formulário no site: https://forms.gle/GEUm8TRhnUjyKkMr9

''A gente também tem um grupo de consulta formado por representantes de cada uma das classes e de cada uma das federações estaduais. Com esse grupo de consulta, é possível fazer reuniões para saber como anda a vela feminina e o que podemos fazer de ações'', ressalta a treinadora.

No cadastro do ano passado, 610 velejadoras participaram do mapeamento da vela feminina organizado pela CBVela. 

 

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 

Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)