Capa

As estratégias de Sergio Batarelli para levar Esquiva Falcão ao título mundial de boxe

19.10.2022  |    1.734 visualizações Boxe

CEO do Boxing For You e Top Rank ajudam medalhista olímpico a alcançar posto de desafiante a número 1 do mundo

Manager de Esquiva Falcão desde o início da carreira do pugilista capixaba no boxe profissional, Sergio Batarelli acredita que o lutador está pronto para o grande desafio que aguarda há anos: a disputa do título mundial dos pesos-médios.

O brasileiro, medalhista olímpico em Londres-2012, está no boxe profissional há quase dez anos e tem uma carreira de sucesso até o momento: foram 30 lutas e todas com resultado positivo. 

Invicto, Esquiva Falcão é atualmente o número 1 no ranking da IBF – Federação Internacional de Boxe, o que lhe deu a tão sonhada oportunidade de desafiar o cazaque Gennadiy Gennadyevich Golovkin, ou GGG, como é conhecido.

Representante da Top Rank, Sergio Batarelli sempre orientou Esquiva Falcão nas escolhas de desafios ao longo da carreira. O empresário projeta a luta entre o boxeador e GGG como o evento perfeito para que o capixaba consiga mostrar todo o seu talento ao mundo.

A luta está oficialmente confirmada tanto pela IBF quanto pela WBA – Associação Mundial de Boxe. A data ainda não foi anunciada.

"É a coroação de um trabalho que começou há dez anos, quando passei o Esquiva para o boxe profissional. Eu sempre disse que teríamos que ter muita paciência. Falei que teríamos que controlar a ansiedade, principalmente quando você começa a ver outros que começaram depois de você tendo oportunidades", explicou Sergio Batarelli, que além de manager de Esquiva Falcão é CEO do Boxing For You, principal competição de boxe da América Latina.

"Tudo tem o momento certo, tem o momento de amadurecimento, e acredito que o Esquiva está pronto para lutar pelo título. Ele já lutou em vários lugares do mundo e já enfrentou adversários de todos os tipos".

Para Sergio Batarelli, o estilo de luta de GGG pode até mesmo ajudar Esquiva Falcão. Além disso, a diferença de idade entre os dois lutadores (o cazaque tem 40 anos, oito a mais que o brasileiro) pode ser uma vantagem considerável a favor de seu atleta.

"O GGG é fácil? Não, não é, é um adversário duro. Mas ele já passou da curva de ascensão, já passou da idade e já está bem financeiramente e por isso, não tem mais aquele sangue nos olhos. Isso conta a favor do Esquiva".

"O jogo do GGG encaixa no jogo do Esquiva, porque ele é um lutador agressivo que vai para cima. O Esquiva é um lutador técnico ao extremo e joga muito no contragolpe, então isso o favorece".

O combate valendo o título mundial da categoria dos pesos-médios deve ser anunciado para o primeiro semestre de 2023, já que o pugilista cazaque fez a defesa do cinturão recentemente, contra Saúl Canelo Álvarez e, por isso, não deve voltar aos ringues este ano.

Preparação começou 

Esquiva Falcão deve voltar aos Estados Unidos ainda neste ano para fazer o camp de treinamento com Robert Garcia. O manager do pugilista brasileiro também acredita na qualidade do treinador de seu lutador. E acredita que Esquiva Falcão estará pronto tanto fisicamente quanto tecnicamente para o combate contra GGG.

"O Esquiva precisa estar bem fisicamente e tecnicamente para lutar 12 rounds, se for o caso. E eu não tenho dúvidas de que ele vai estar pronto, porque o treinador dele é o Robert Garcia, que essa semana completou 50 lutas ganhas em disputas de títulos mundiais. É um dos melhores treinadores da atualidade", afirma o empresário.

"Trata-se de um treinador experiente, que treinou grandes lutadores, incluindo o irmão dele Mike Garcia, que era um dos maiores da nossa época e ganhou muito dinheiro".

Para Sergio Batarelli, esse é um momento de coroação de seu trabalho como manager de dois dos maiores talentos do boxe brasileiro na atualidade, superando as críticas e cumprindo a promessa feita a seus atletas: de que teriam a oportunidade de lutar pelo título mundial.

"Eu entrei como manager, acabei virando promotor também, e agora me coroei. Tinha dois lutadores profissionais para os quais prometi que os levaria ao título mundial, e que ganhar o título não iria depender de mim e sim de cada um deles. E conseguimos", explicou Sergio Batarelli.

''Foi assim com o Robson Conceição, que lutou com o Valdez. Uma pena que meteram a mão, porque ele ganhou aquela luta. E enquanto todo mundo ficou xingando pela internet, fui ao Conselho Mundial de Boxe e fiz uma reclamação por escrito, e com isso conquistamos a oportunidade de ele disputar uma eliminatória, em que venceu e ganhou a chance de lutar pelo título mundial outra vez. E agora, chegou a vez do Esquiva''.

O capixaba terá a chance de entrar no hall de lutadores brasileiros que conquistaram um título mundial no boxe, do qual fazem parte Éder Jofre, Acelino Popó Freitas, Miguel de Oliveira, Waldemir 'Sertão' Freitas e Patrick Teixeira.

Nome recorrente nos cards do Boxing For You – principal competição de boxe da América Latina, Esquiva Falcão já participou de quatro edições do evento, nas quais sempre foi um dos protagonistas e venceu todos os confrontos.

Esquiva Falcão fez sua última apresentação no Boxing For You 11, realizado em 29 de maio, em São Paulo (SP), contra o argentino Cristian Fabian Ríos, com vitória por decisão unânime. 

--------------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net



 




Leia também...
04.05.2023

No confronto dos invictos, boxeador brasileiro Esquiva Falcão terá pela frente o pugilista alemão Vicente Gualtieri, no dia 1º de julho, na Alemanha

09.02.2023

IBF ordena representantes de Esquiva Falcão a negociarem com australiano Michael Zerafa

07.02.2023

Brasileiro Esquiva Falcão foi informado de que cazaque Gennadiy Gennadyevich Golovkin abdicou de título da IBF

23.12.2022

Atual campeão brasileiro da categoria vai realizar sua primeira luta internacional