O Campeonato Mundial de IQFoil começou pra valer nesta terça-feira (18), em Brest, na França. Foram realizadas quatro regatas para o masculino e cinco para o feminino, com ventos de 9 a 20 nós. Os representantes do país na nova classe de prancha para Paris 2024 tiveram altos e baixos na estreia da competição.
Mateus Isaac está em 55º e conseguiu entrar na flotilha ouro, com chances de chegar às finais do Mundial de IQFoil. O atleta de Ilhabela (SP) ganhou a segunda regata do dia, mas nas demais ficou em 13º, 20º e 27º. O masculino conta com 165 velejadores e o melhor do dia foi o francês Thomas Goyard.
No feminino, 102 atletas disputam o mundial de IQFoil. Giovanna Prada fechou o dia em 58ª e Bruna Martinelli em 78º, entrando nas flotilhas prata e bronze, respectivamente. A líder é a espanhola Pilar Lamadrid.
A competição mais importante do ano para a categoria vai até o próximo domingo (25), quando serão realizadas as finais com os 10 primeiros colocados de cada gênero.
''É uma raia muito difícil, cheia de buracos de vento, o que muda a intensidade! Foi um dia complicado, cansativo e com muito estresse. Mas agora é focar nos resultados e torcer para o Mateus entrar na final, onde os pontos são zerados com os dez primeiros colocados'', explicou a auxiliar técnica Maria Hackerott.
As regatas deveriam ter começado nesta segunda-feira (17), mas não teve vento suficiente no litoral francês. Durante todo dia a bandeira de Recon ficou içada impedindo os IQFoils de ir para água.
Mateus Isaac está na competição apoiado pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
O suporte tem implementação no custeio das ações que irão dar as melhores condições possíveis para os treinamentos e, consequentemente, para as competições internacionais aos melhores atletas da modalidade do Brasil.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata