Capa

Vela brasileira conquista cinco medalhas nos Jogos Sul-Americanos 

06.10.2022  |    701 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Equipe fechou competição de vela no Paraguai com uma prata e quatro bronzes 

A Equipe Brasileira de Vela concluiu nesta quinta-feira (6) a sua participação nos Jogos Sul-Americanos 2022. Os velejadores nacionais conquistaram cinco medalhas nas regatas disputadas em Encarnación, no Paraguai, sendo uma de prata e quatro de bronze.

O time viajou ao Paraguai com oito atletas em sete classes. As regatas foram realizadas no Rio Paraná em cinco dias. Os ventos tiveram muita oscilação, chegando a resultar em adiamento de provas em algumas datas.

A CBVela - Confederação Brasileira de Vela aprovou o desempenho da equipe no Paraguai, principalmente pelo fato de levar um grupo jovem, de 16 a 25 anos, que ganhou experiência em um evento internacional. 

''Essa foi a proposta da CBVela para os Jogos. Foi muito bom o resultado do nosso time, podemos e buscaremos sempre mais, mas em resumo o saldo foi positivo. Muito boa a participação também dos nossos técnicos Bruno Prada e Maria Hackerott, que deram todo apoio aos velejadores'', contou Walter Boddener, chefe de equipe.

As cinco medalhas da vela

A paulista Giovanna Prada conseguiu o segundo lugar na IQFoil após um dia perfeito nesta quinta-feira (6) vencendo todas as três regatas do dia. A filha do medalhista olímpico Bruno Prada chegou perto do ouro, que ficou com a peruana Maria Belen German. O bronze ficou com a argentina Chiara Ferretti.

''Semana de ventos difíceis! Tive muita dificuldade nos ventos mais fracos e com a correnteza intensa. Hoje, tivemos o único dia de ventos fortes com ondas. Consegui ganhar as três provas do dia e faturar a prata''. 

''Saio daqui com moral para o Mundial que começa daqui a dez dias. Bora para a próxima!'', celebrou Giovanna Prada, que embarca na próxima semana para Brest, na França, para o Mundial de IQFoil. 

Bruno Prada, medalhista olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012, aprovou o desempenho da pupila e de todos os representantes nos Jogos Sul-Americanos. "Nosso time praticamente todo sub-23 teve que encarar os outros países, que vieram com a equipe principal, e se saiu muito bem! Parabéns a todo o time Brasil da vela!", afirmou Bruno Prada. 

Na versão masculina da prancha IQFoil, o gaúcho Guilherme Plentz fechou os Jogos Sul-Americanos em terceiro lugar. Mesmo vencendo a última regata, o atleta não conseguiu superar o argentino Francisco Birkner e o arubano Malik Hoveling, ouro e prata respectivamente.

O gaúcho Felipe Fraquelli ficou com o bronze na ILCA 7, enquanto a conterrânea Isadora Dal Ri obteve a mesma medalha na ILCA 6. Ao todo foram oito regatas para as duas categorias. Os dois sempre estiveram próximos à zona do pódio. ''Foi uma grande equipe, onde todo mundo se ajudou muito e vibrou com cada conquista. Isso foi muito importante!'', comentou Isadora Dal Ri.

Gabriela Kidd também subiu ao pódio no Paraguai. A carioca se recuperou nas provas do dia e ganhou posição até alcançar a medalha de bronze na Sunfish. No último dia, a velejadora tirou um terceiro lugar e a adversária chilena teve problemas e não completou o percurso. Com isso, Gabriela Kidd subiu para a zona de medalha. 

''Foi uma experiência bem diferente e bem desafiadora velejar de Sunfish, ainda mais com vento fraco. Fico muito satisfeita com o bronze. O apoio do COB foi excepcional nessa competição, com uma equipe multidisciplinar nos ajudando'', contou Gabriella Kidd, que embarca na próxima semana para o Mundial da classe em Kemah, no Texas. Já o gaúcho Erick Carpes fechou o evento sul-americano em sexto na Sunfish. 

Na classe Snipe mista, José Irineu e Giovana Simas terminaram em quarto lugar. Os dois ainda tinham chances de pódio no dia final, mas ficaram atrás na tabela.

"Foi um ótimo para a jovem equipe brasileira, que foi ao Paraguai com atletas de 16 a 25 anos. Parte desse grupo nos Jogos Sul-Americanos integrou os treinamentos do Núcleo de Base para a modalidade vela, programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania", disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela. 

Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebeu adolescentes entre 13 e 17 anos durante o ano para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O projeto, que entrou em vigor em dezembro de 2021, pretende que os jovens atletas se aperfeiçoem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net



 
Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)